Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministério publica lista de colocação de professores antes do esperado

25 ago, 2017 - 17:49

“Docentes sabem a partir de hoje, cerca de uma semana antes do que aconteceu nos anos anteriores, quais as escolas onde ficaram colocados”, anuncia o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues.

A+ / A-

O Ministério da Educação anunciou esta sexta-feira a publicação antecipada da lista de colocação de professores contratados para o novo ano lectivo, que já está disponível no site da Direcção-Geral da Administração Escolar.

“Estes docentes sabem a partir de hoje, cerca de uma semana antes do que aconteceu nos anos anteriores, quais as escolas onde ficaram colocados”, anuncia o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues, em comunicado.

A tutela destaca que foi possível publicar a lista definitiva com "antecipação sem precedentes", apesar de este ter sido ano de "concurso interno, o concurso externo, a mobilidade interna e o concurso de vinculação extraordinária".

O Governo destaca a importância da medida para garantir a "colocação atempada no início do ano letivo" e permitir que os professores "disponham de mais tempo entre o momento em que conhecem a colocação e a sua apresentação na respectiva escola".

"No ano em que vincularam mais de três mil docentes, que passaram de contratados para efectivos, os horários indicados pelas escolas foram, na sua grande maioria, preenchidos por estes professores", assinala o Ministério da Educação.

Dos quase 14 mil horários anuais e completos pedidos pelas escolas, mais de 2.300 foram ocupados por professores contratados e os restantes por professores do quadro.

"Esta é a demonstração inequívoca do efectivo combate à precariedade do corpo docente", argumenta o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.

Os horários incompletos e as demais necessidades que possam entretanto surgir serão preenchidos na primeira reserva de recrutamento, que ocorrerá ainda antes do início do ano lectivo.

"Desta forma, evitam-se potenciais ultrapassagens na lista de graduação, nomeadamente através do recurso a aditamentos, conforme preocupação manifestada pelas estruturas sindicais e pelas estruturas representativas dos professores contratados", assinala o Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro M S Lourenço
    28 ago, 2017 Lisboa 00:00
    Enquanto os cães ladram, a Geringonça governa
  • Pedro
    26 ago, 2017 Lisboa 15:39
    Não sejam ingratos, tem uma semana a mais para se babarem.
  • Cidadao...
    26 ago, 2017 Viseu 03:27
    Quanto menos ondas antes das autarquicas, melhor.
  • Adelaide Marques
    25 ago, 2017 Aldeia de Paio Pires 20:47
    Estas listas não dizem nada sobre o número necessário de professores nas escolas. Tanta pressa para ficar muito mal visto Sr. Ministro.
  • joao almeida
    25 ago, 2017 Aveiro 19:14
    Mais um record deste paraquedista ....só para aparecer nos jornais .......grande feito quem suou para que isto acontecesse de certeza que não foi ele
  • "O Toino"
    25 ago, 2017 Coimbra 18:56
    A Direita até espuma de raiva!

Destaques V+