Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios

Pulseira electrónica em incendiários é boa medida, mas “peca por tardia"

31 ago, 2017 - 11:35

É a reacção do presidente da Liga dos Bombeiros às declarações da ministra da Justiça sobre a possibilidade de os incendiários com pena suspensa ou em liberdade condicional poderem ser colocados em casa durante o período crítico de incêndios.

A+ / A-

Pecam por tardias as medidas adoptadas este Verão para dissuadir a reincidências em crimes de incêndios. O presidente da Liga do Bombeiros, Jaime Marta Soares, diz que já deviam “ter sido feitas há muitos anos”.

“Só digo que peca por tardia. Já devia ter sido definida essa penalização e a utilização desses meios”, afirma à Renascença.

“Temos alertado que devia ser criado um modelo que mantivesse essas pessoas longe da floresta, porque sabemos que eram reincidentes. Por isso, saúdo essa prática, porque ao menos sabemos que não vão ser novamente essas pessoas a acender o incêndio florestal”, acrescenta.

Na quarta-feira à noite, a ministra da Justiça sublinhou, na entrevista que deu à RTP3, a possibilidade de os incendiários com pena suspensa ou em liberdade condicional poderem vir a ser colocados em casa com pulseira electrónica, durante o período crítico de incêndios.

Francisca Van Dunen garantiu ainda que a moldura penal para crimes ligados aos incêndios é já muito gravosa, com a aplicação de penas até dez anos de prisão e a possibilidade de acrescentar penas suplementares.

Jaime Marta Soares concorda que a lei existente tem mão pesada, mas parece-lhe “muitas vezes – com todo o respeito pelas senhoras e senhores juízes – que há alguma brandura” na aplicação.

Grande parte dos incêndios que ocorreram este ano deflagrou durante a noite. Só entre os dias 22 e 28 de Agosto, do total de 951 incêndios, 353 surgiram nessa altura, tal como já tinha acontecido na semana anterior, diz a Protecção Civil.

Segundo o comandante operacional Rui Esteves, 37% dos incêndios deflagraram à noite, sendo que essa percentagem aumentou para 42% nos dias 25 e 26 de Agosto.

Este ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 83 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    05 set, 2017 UK 14:52
    Sim porque a pulseira vai concerteza evitar que eles ateiem o fogo... - é só para inglês ver
  • Marchante
    31 ago, 2017 risca silva 17:13
    Não admito que digam mal deste exemplar !
  • ZÉ TUGA
    31 ago, 2017 Conchinchina 14:29
    Essa Ministra diz que as leis para incendiários é muito gravosa porque não tem uma árvore e um palmo de terra, se ela tivesse que se sustentar da floresta, em que tem que esperar 10 anos para fazer o corte do eucalipto, além de cuidar deles durante todo esse tempo, ela sabia o quanto custa ver destruído todo esse trabalho e o prejuízo de ver a madeira transformada em lenha com a família para sustentar. Nem todos podem ser funcionários públicos não Ministra, tem que suar muito a camisa para viver, na floresta há calor e poeira, não há ar condicionado.
  • Jorge Silva
    31 ago, 2017 Lisboa 14:03
    Já o ano passado era tarde !
  • Filipe
    31 ago, 2017 évora 13:26
    Uma medida LOUCA ! Então , agora parece que existe uma lista , é ordenada por números de incêndios colocados por pessoa ? Cá para mim , os verdadeiros , se é que existem mesmo e não estarão a prender pessoas que tem cadeiras de rodas e nem sabem o nome pronunciar ... andam a atirar lama para a cara das pessoas . Como exemplo : cabe na cabeça e alguém que existam pontos de ignição de noite no mato onde os bombeiros não sabem como entrar e demoram horas lá a chegar e depois apanham uma pessoa com problemas mentais , que sai do sofá percorre esses caminhos de ravinas na boa , meto o fogo e volta para o sofá , e não se perde nem se desorienta ! Dá que pensar , se não andam é a culpar inocentes ! Dou mais uma realidade : Estava numa pedra sentado um rico dono de uns eucaliptos que quer ver arder . Vai para lá só com a roupa em telemóvel . Espera , passa um tipo de BTT com telemóvel numa escarpa , e pega depois de ele abalar fogo . A PJ vai ver a hora de ignição e pede às operadoras o rasto das comunicações . Só existe a do rapaz de BTT , o gajo sentado não tinha nada . só um isqueiro . Resultado : Mais um preso em Portugal , coitado do BTETISTA !
  • barsanulfo
    31 ago, 2017 alcains 12:28
    Afinal, expliquem-me, por favor, como se eu tivesse 5 anos, que é este dinossauro verde incendiário? Porquê ele, há tantos anos instalado na cadeirinha de sonho dos incêndios e não outro??? Quem e com que legitimidade elegeu, nomeou, o tipo? Aguardo!

Destaques V+