Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

IPMA avisa para subida de temperatura que pode levar a risco muito elevado de incêndio

04 out, 2017 - 18:06

O aviso fica em vigor, pelo menos, até domingo.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa para um “agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima e a redução da humidade” o que aumenta o risco de incêndio para “muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior”.

O aviso entre em vigor já esta quinta-feira, dia 5, e prolonga-se “previsivelmente até domingo”.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil diz estar a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e emitirá os avisos que se julguem necessários.

A Protecção Civil recorda que não é permitido realizar queimadas ou fogueiras, "utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos", "queimar matos cortados e amontoados", "lançamento de balões ou qualquer outro tipo de foguetes" e fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem.
A ANPC avisa ainda que, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, é necessário "manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras", "abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação" e "ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor".


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+