03 out, 2017 - 19:21
O Presidente da República vai condecorar com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, neste 5 de Outubro, o sociólogo e antigo ministro da Agricultura António Barreto, e a título póstumo, a antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo e o antigo bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.
A informação é avançada numa nota divulgada no site da Presidência da República.
Estas condecorações serão atribuídas no dia em que se celebra o 107.º aniversário da Implantação da República, às 13h00, numa cerimónia no Palácio de Belém.
A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir "serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade".
António Barreto já tinha sido distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 2012, assim como o bispo D. Manuel Martins, em 2007, ambos no mandato do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
Maria de Lourdes Pintasilgo recebeu igualmente a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 1981, quando António Ramalho Eanes era Presidente da República, e mais tarde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 1994, no segundo mandato presidencial de Mário Soares.
[Notícia actualizada às 19h40]