Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Maioria dos fogos tem origem criminosa, diz secretário de Estado

07 out, 2017 - 19:00

Jorge Gomes esteve de visita à Pampilhosa da Serra, onde deflagra um dos grandes incêndios do dia.

A+ / A-

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, não tem "forma de provar", mas considera que vários dos incêndios florestais que têm deflagrado nas últimas horas no país têm "origem criminosa".

Trata-se de incêndios que "alguém quer realmente provocar", sustentou o governante, em declarações à agência Lusa, quando visitava a Pampilhosa da Serra, concelho onde, desde as 23h20 de sexta-feira lavra um fogo, que, então, progredia em cinco frentes.

"É a vontade de fazer arder que continua a imperar e a criar esta instabilidade no País e nas pessoas", afirmou Jorge Gomes, salientando que, "de forma nenhuma, isto é perdoável".

"Isto é algo de anormal, não só pelo tempo", caracterizado por um longo período de seca e com elevadas temperaturas, mas também porque muitos destes incêndios "começaram à noite", sublinhou.

O secretário de Estado deslocou-se a Pampilhosa da Serra onde continua a arder com intensidade o fogo que teve início na noite de sexta-feira e que é dos 88 incêndios florestais que lavram no território do continente, mobilizando pelas 18h20, perto de três mil operacionais, mais de 800 viaturas e 11 meios aéreos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 07 out, 2017 aldeia 21:58
    A grande maioria dos fogos são de origem criminosa,isso todos.....sabemos, é tempo de uma actuação mais eficaz por parte dos resposáveis,mais patrulhamento pelas florestas,construção de torres de vigia (e sempre com alguém a vigiar,com equipamentos de alerta,rádio etc),condenação com pulso forte para os culpados,limpeza de matas etc,e um estudo aprofundado de quem lucra com estas situações e depois divulgá-lo.
  • Márcio
    07 out, 2017 Braga 19:06
    Tem origem criminosa mas nenhum governo aumenta a pena criminal, como não foi cada vez há mais incêndios

Destaques V+