16 out, 2017 - 15:30
A imagem é tão desoladora que há quem acredite que é montagem. Mas não é. A fotografia, tirada pelo bombeiro Hélio Madeiras a partir torre do quartel de Bombeiros de Vieira de Leiria, na tarde deste domingo, mostra a dimensão do incêndio na região. Na imagem, uma autêntica parede de fumo cobre o horizonte, à medida que o Pinhal de Leiria é engolido pelo fogo.
“O incêndio tomou um comportamento eruptivo”, explicou Hélio Madeira à TVI24. O bombeiro combateu-o até cerca das 18 horas, quando foi destacado para o grupo de ataque ampliado da Força Especial de Bombeiros. Foi então para norte, para ajudar no combate aos incêndios no distrito de Viseu.
A foto tirada por Hélio Madeiras tornou-se viral nas redes sociais. Foi partilhada mais de oito mil vezes a partir da sua conta de Facebook e reproduzida por muitos outros utilizadores em várias redes, tornando-se um símbolo dos incêndios que fustigaram o país este Domingo.
A imagem chegou mesmo à página das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas, no Twitter. “Céu escurecido pelo fumo dos incêndios em Vieira de Leiria, Portugal, hoje, alimentados por calor anormal para a estação”, lê-se na legenda da fotografia publicada pela ONU.
Em pleno mês de Outubro, o país viveu este Domingo o “pior dia do ano” ao nível de incêndios, com 523 incêndios activos. Há pelo menos 31 mortos a registar, segundo a Protecção Civil.