22 out, 2017 - 23:03 • Isabel Pacheco
O arcebispo primaz de Braga lembra que o Governo deve “servir o povo por competência e não por carreirismo”.
As criticas de D. Jorge Ortiga foram deixadas na homilia deste domingo na Sé de Braga onde abordou os incêndios para pedir novas politicas e ações concretas ao Governo.
“Também é legitimo esperar novas politicas a nível governamental e autárquico que garantam um futuro mais tranquilo. Não bastam os discursos. As mortes de tantos portugueses e a destruição de tantos bens exigem acções concretas que mostrem que os cidadãos podem confiar em quem governa e que deveria servir o povo por competência e não por carreirismo. Ao mesmo tempo, é importante confiar nas instituições que estão no terreno e prestam assistência personalizada e de primeira necessidade”, disse.
D. Jorge Ortiga sublinhou que a construção da sociedade é um dever de todos lembrando que este é um tempo de esperança e não de pessimismo.
“Os presságios que nos chegam pelos meios de comunicação social podem- nos parecer dramáticos. É neste contexto que é imprescindível um horizonte de esperança que desate os nós da rede onde poderíamos ter caído. A esperança exige firmeza. (…) Com Cristo e partir de Cristo estamos seguros. Não é com pessimismo que construímos algo de positivo", acrescentou.
Os incêndios que afectaram o país destruíram mais de dois mil hectares de floresta só no distrito de Braga.