Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Grupo independente vai avaliar listas de espera sob suspeita no SNS

23 out, 2017 - 06:45

A ideia de uma “auditoria independente e urgente” tinha sido lançada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, no dia seguinte a ter sido conhecido o relatório da auditoria do Tribunal de Contas.

A+ / A-

O Governo vai criar um grupo técnico independente para avaliar os sistemas de gestão das listas de espera para consultas e cirurgias, após um relatório do Tribunal de Contas que pôs em causa a fiabilidade dos dados oficiais.

Na proposta de despacho do Ministério da Saúde, a que a agência Lusa teve acesso, o Governo admite que importa assegurar a fiabilidade dos sistemas de gestão do acesso a cuidados de saúde em funcionamento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A ideia de uma “auditoria independente e urgente” ao SNS tinha sido lançada pelo bastonário da Ordem dos Médicos na semana passada, no dia seguinte a ter sido conhecido o relatório da auditoria do Tribunal de Contas.

Na proposta de despacho que aguarda publicação em “Diário da República”, é determinado que os sistemas sejam avaliados por um grupo técnico independente, de modo a assegurar a transparência, a credibilidade e a confiança no processo dos sistemas de gestão de acesso a cuidados de saúde.

O mesmo grupo independente deve avaliar a qualidade e a robustez dos indicadores de acesso a consultas e cirurgias que têm sido publicados e emitir recomendações para melhorar a informação. O grupo terá cerca de dois meses após a publicação do despacho para apresentar um relatório final.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, preside a este grupo técnico, que integrará representantes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Direcção-Geral da Saúde, da Inspecção-geral das Actividades em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, de associações de doentes e da comunidade académica.

O relatório do Tribunal de Contas divulgado na semana passada vem contrariar números da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que apontavam para menos tempo de espera na primeira consulta de especialidade dos hospitais públicos.

Mais tempo de espera para uma consulta hospitalar e mais utentes a aguardarem por uma cirurgia entre 2014 e 2016 foram alguns dos aspectos identificados pelo tribunal.

Numa reacção a estas conclusões, o bastonário dos Médicos considerou que o relatório “põe mesmo em causa a fiabilidade dos dados fornecidos pela ACSS, que afirma serem falseados através de ‘procedimentos de validação e limpeza das listas de espera’”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Claro!
    23 out, 2017 Pt 10:46
    Nada melhor do que pôr a Ordem a trabalhar e responsável pelo que denuncia! Não é só levantar as questões!...
  • CARLOS FILIPE
    23 out, 2017 COIMBRA 08:45
    GRUPO INDEPENDENTE COM ESTES ELEMENTOS????!!!!!! NÃO NOS FAÇAM RIR MAIS O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, preside a este grupo técnico, que integrará representantes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da Direcção-Geral da Saúde, da Inspecção-geral das Actividades em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, de associações de doentes e da comunidade académica.
  • Rodrigo
    23 out, 2017 Coimbra 08:01
    Isso é urgente, minha esposa está esperando desde janeiro/17 uma consulta de ginecologia, fui ao Hospital de Coimbra verificar e fui informado que estão chamando pacientes que estão esperando há um ano e que ela provavelmente só será chamada em 2018. Eu estou aguardando há 3 meses uma chamada para uma consulta de oftalmologia. Mas a propaganda do Governo e da mídia é que o nosso sistema de saúde é um dos melhores da Europa, a realidade das consultas com especialistas é bem diferente...

Destaques V+