Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Há "abundância de sardinha na nossa costa". Pescadores rejeitam proibição

27 out, 2017 - 12:57

Anopcerco diz que os pescadores estão "preparados para ir até às últimas consequências se estiver em cima da mesa uma proibição total".

A+ / A-

O sector das pescas não vai aceitar a interdição total de pescar e estão dispostos a contornar as regras, se for necessário. Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca de Cerco (Anopcerco), diz que estão "preparados para ir até às últimas consequências se estiver em cima da mesa uma proibição total".

Para a associação, a realidade mostra que há um "aumento significativo da abundância de sardinha na nossa costa" e com maior "regularidade", como já não se verificava "há muitos anos".

A proibição total da pesca durante o próximo ano teria "um impacto desastroso", assegura Humberto Jorge, em declarações à Renascença.

O assunto nem se coloca, porque "não se justifica e não se compreende".

A organização vai estar esta sexta-feira reunida com a ministra do mar para debater os limites à pesca em 2018. Ana Paula Vitorino anunciou na passada quarta-feira a proibição em zonas da região Centro e Norte, por serem "áreas importantes para a reprodução da espécie".

Pescadores e o fim da pesca da sardinha. "Para onde vamos trabalhar? Para casa da ministra?"
Pescadores e o fim da pesca da sardinha. "Para onde vamos trabalhar? Para casa da ministra?"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jams
    27 out, 2017 lisboa 17:57
    Se á tanta sardinha porque razão ela foi tão cara este ano, para mim só tinha uma coisa boa era mais pequena como eu gosto, possivelmente até será por ser apanhada antes de tempo, não? Mas o que se vai notando é falta de várias espécies e verdade, agora aparecem peixes que nunca ouvi falar. Quando ela faltar vão fazer manifestações com os barcos para o Terreiro do Paço. .
  • vitor
    27 out, 2017 Lisboa 16:17
    Tanto abusaram que agora começa a faltar. Houve alturas em que houve muita sardinha, pescava-se em demasiado que até se deitavam ao mar toneladas de sardinha só para não baixar o preço. Isso paga-se mais tarde.
  • ricky
    27 out, 2017 Lisboa 16:10
    Ora aqui está, então diga-me lá porque é que a sardinha esta ao preço a que está ? Senão existir uma proibição total, tendo em conta a fiscalização existente no nosso Pais, quer dizer o mesmo que nada, ou seja, apanham tudo o que puderem e mais nada. Mas atenção que os Espanhois também andam ai com barcos gigantes a varrer tudo. Portanto, temos assim praticamente garantido que a Sardinha não irá durar muito tempo infelizmente.
  • justo
    27 out, 2017 Leiria 16:00
    Não percebo! Se existe tanta sardinha e se pesca, porque é tão cara.Será para congelar e vender depois. Não entendo!!
  • carlos carvalho
    27 out, 2017 lisboa 14:59
    acabem com a galinha dos ovos de ouro....!até ao ultimo ovo!!e depois...............peçam subsidios!!
  • MEXILHÃO
    27 out, 2017 Lisboa 14:52
    Não façam defesos à sardinha e muitas outres espécies, que quando acabar...acabou!!!! antigamente por decreto governamental, existia o defeso para várias especies por 2 e 3 meses, os necessários à procriação e postura, isso perdeu-se ou abandonou-se ou melhor...abandalhou-se. A ganância é uma coisa complicada! Culpem os golfinhos, esses é que são os culpados, falta os tubarões, os veleiros, os espadartes que também são os culpados...DAASSSEEEE
  • otario mor
    27 out, 2017 lisboa 14:23
    se abundancia das sardinhas forem com as deste ano magras que nem caes vadios entao pesquem tudo quando nao houver mais comem ... os pescadores fazem lembrar aqueles empresarios que nao aumentao empregados e depois dizem que a economia esta mal
  • nbgc
    27 out, 2017 braga 14:00
    A costa Espanhola também vai sofrer esta proibição?? Isto não é interesses envolvidos?? Muito estranho...
  • bobo
    27 out, 2017 lisboa e outra 13:50
    Qualidade e não quantidade Vendem-nos gato por lebre
  • Alberto
    27 out, 2017 Funchal 13:39
    Pela abundância é que ela está barata!! ...quase dada!! E se fossem cultivar cavalos?

Destaques V+