Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Há uma caixa a mais no material recuperado de Tancos

31 out, 2017 - 14:54

A caixa de munições encontrada na Chamusca não constava da lista inicial do material roubado, situação que Rovisco Duarte desvaloriza.

A+ / A-

O chefe do Estado-Maior do Exército revelou esta terça-feira que apareceu uma caixa de petardos a mais na relação do material furtado nos paióis de Tancos recuperado pela Polícia Judiciária Militar. O General Rovisco Duarte não especificou o conteúdo da caixa, mas considerou a situação "compreensível".

Em conferência de imprensa na Unidade Apoio Geral Material do Exército (UAGME), para fazer o ponto da situação da desactivação dos Paióis de Tancos, Rovisco Duarte confirmou que o material recuperado na Chamusca "se encontra armazenado nas instalações de Santa Margarida, excepto as munições de 9 milímetros".

O general acrescentou ainda que na relação do material encontrado "existe uma caixa a mais [de petardos], que não constava da relação inicial" do material furtado.

Rovisco Duarte considerou que a "ligeira discrepância" é "perfeitamente compreensível", dizendo que o material em causa era utilizado na instrução, podendo ter sido registada a sua saída e não ter sido na realidade consumido por várias razões, como por exemplo atmosféricas, regressando ao paiol.

"Se chove, a instrução pode ser interrompida e os rebentamentos podem não ser executados. (…) É material volante que saiu, uma caixa, não é tanto assim", disse, ressalvando que o Exército tem prestado toda a colaboração com os órgãos de polícia que estão a investigar o caso.

A Polícia Judiciária Militar anunciou em comunicado, no passado dia 18, que, no âmbito de investigações de combate ao tráfico e comércio ilícito de material de guerra, recuperou na “região da Chamusca, com a colaboração do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé, o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos".

Rovisco confirma furto

O chefe do Estado-Maior do Exército afirmou hoje que não tem dúvidas nenhumas de que houve um furto em Tancos e disse estar convicto de que os responsáveis vão ser descobertos, congratulando-se com a recuperação do material.

"Tenho a certeza de que houve um furto. Não lhe chamemos assalto, chamemos um furto. (...) Tenho a certeza na base dos dados das averiguações que foram conduzidas. Não tenho dúvidas nenhumas de que houve um furto", disse Rovisco Duarte.

O general respondia aos jornalistas em conferência de imprensa na Unidade de Apoio Unidade Apoio Geral Material do Exército (UAGME), em Benavente, Santarém, para fazer o ponto da situação sobre a desativação dos paióis nacionais de Tancos, no último dia do esvaziamento das instalações.

Questionado sobre se acredita que algum dia se vão descobrir os autores do furto, Rovisco Duarte afirmou: "Estou convencido que vão descobrir. Se há provas é mais complicado, mas isso não é comigo", disse, numa referência à investigação criminal em curso.

A convicção de que se tratou de um furto é apoiada por "evidências que decorrem dos processos de averiguações que estão a ser conduzidos", disse.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    01 nov, 2017 Portugal 12:40
    Por duas razoes ou a lista estava mal feita ou já tinha havido outro desvio que nem deram conta....
  • Fernando S. Carvalho
    31 out, 2017 Estarreja 18:21
    bons rapazes estes!! até mandaram uma caixa de petardos a título de desculpas pelo incómodo causado!!
  • Alberto
    31 out, 2017 FUNCHAL 17:29
    Não será oferta para o Ministro?
  • Sai palha
    31 out, 2017 Lisboa 16:49
    Agora só falta vir a Cristas dizer que a culpa é do ministro porque não sabe contar. A telenovela ainda vai ter muitos mais episódios. A historia desde o principio que foi mal contada. A risota é geral e os soldadinhos de chumbo cada vez vão ficando pior na fotografia pois pelos vistos a PJM fez merda da grossa. Vamos aguardar pelo que a Cristas e os seus boys azul cueca vão dizer.
  • TROPA FANDANGA
    31 out, 2017 Lx 15:52
    Este país com este governo de pantomineiros tornou-se motivo de chacota....Só para rir estas palavras desta tropa fandanga que não tem Ministro...
  • Jorge
    31 out, 2017 Maputo 15:11
    Foi tão á pressa que nem verificaram o que devolveram. Da próxima tenham mais cuidado para não ser tão á descarada porque este atestado de patos que estão a passar aos Portugueses é de chorar a rir de ridículo que é.

Destaques V+