04 nov, 2017 - 18:40 • Carlos Calaveiras , Filipe d'Avillez , com Direcção Geral de Saúde
O que é a legionella?
É uma bactéria que vive em ambientes de água doce, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras, isto é, locais onde com facilidade se libertam aerossóis.
Como se transmite?
A legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. Não se transmite de pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. O agente da infecção encontra-se preferencialmente na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado, nos aparelhos de aerossóis ou nas fontes e aspersores.
Quem está mais em risco?
Há factores que podem tornar uns mais susceptíveis que outros: a idade (pessoas com mais de 50 anos), a existência de doenças respiratórias ou o facto de fumar.
Quais são os sintomas?
Tosse, febre e dificuldades respiratórias. Em regra, cerca de 10 dias depois da infecção podem surgir os primeiros sintomas.
Como se controla?
O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento (descontaminação) da fonte de infecção provavelmente associada, que se baseia na limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.
Não há vacina para a doença do legionário, mas trata-se com antibióticos.
O que pode fazer?
Uma vez que a legionella apenas se transmite através da inalação de gotículas de água, não existe qualquer risco no consumo de água canalizada, seja para beber ou para cozinhar. As gotículas inaladas vão para os pulmões, onde a doença se desenvolve, ao contrário da água consumida que, por isso, não apresenta risco.
O ar condicionado dos automóveis, ou qualquer outro tipo de ar condicionado que não crie gotículas em forma de aerossol, também pode ser utilizado sem risco.
Não existe risco associado a actividades como passar a ferro ou operar máquinas de café, uma vez que as altíssimas temperaturas neutralizam qualquer ameaça que possa existir.
A doença não se transmite de pessoa para pessoa, pelo que não há qualquer problema no contacto com familiares ou amigos que já tenha contraído a doença.
No caso de sentir os sintomas, que incluem tosse, febre e dificuldades respiratórias, deve primeiro telefonar para a linha saúde 24 (808 24 24 24).