Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sida. ​Novos casos de VIH em Portugal descem para 1.030

28 nov, 2017 - 14:08

É uma descida de 13,6% face a 2015. Maior número de infecções tem origem em contactos heterossexuais.

A+ / A-

Portugal registou 1.030 novos casos de VIH em 2016, confirmando a tendência de descida, com o maior número de infecções a ter origem em contactos heterossexuais, seguindo-se o sexo entre homens e o uso de drogas injectáveis.

Segundo o relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Portugal registou até hoje 56.001 diagnósticos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), dos quais 1.030 em 2016.

O número de casos registados no ano passado representa uma descida de 13,6% em relação a 2015 e de 35% face a 2013.

Os valores mais recentes atribuem a Portugal uma taxa de 10 novos casos de VIH por 100 mil habitantes, refere o documento.

O relatório atribui mais novos casos a homens (734) do que a mulheres (296).

Segundo o ECDC e a OMS, em 2016 contabilizaram-se 366 novos casos de diagnóstico de VIH em homens infectados em situação de sexo com outros homens.

O uso de drogas injectáveis foi responsável por 30 novos diagnósticos no ano passado, enquanto o contacto heterossexual deu origem a 586 novos casos.

No mesmo período, ocorreram novos casos de VIH com origem na transmissão mãe-filho.

Os autores do documento indicam que uma em cada duas pessoas que vivem com o VIH na Europa diagnosticaram a doença tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    28 nov, 2017 évora 15:02
    Ora não , qualquer parvo sabe que a PJ e o SEF sabem e fecham olhos ao negócio da venda dos vírus , basta pesquisar "acompanhantes" na internet e ver a explosão de anúncios contaminados de vírus ... é gp-pt.net é classificadosx é conviviocm.pt ... são milhares de vírus a faturarem . Seitas de gente que adquire apartamentos e casas em Portugal e faz rodar os vírus pelo país ... a Autoridade Tributária ainda nem descobriu a receita que perde do PIB . Só lucram as funerárias e os cemitérios para enterrarem os vírus .
  • mendes
    28 nov, 2017 braga 14:44
    sr da rr hoje joga a selecao portuguesa de futebol feminino sabem- se sabem pergunto porque nao fazem o relato do jogo--seria muito melhor do estar a dar certas noticias de politicos

Destaques V+