30 nov, 2017 - 09:59
Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo entre esta quinta-feira e sábado devido ao tempo frio.
Os distritos em causa são, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança, Guarda, Aveiro e Braga, onde se deverão fazer sentir valores baixos da temperatura mínima, variando entre os -5 e os 4 graus Celsius.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê, no continente, céu pouco nublado ou limpo e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, e sendo moderado a forte nas terras altas.
A previsão aponta ainda para formação de geada, em especial nas regiões do interior, descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e pequena descida da máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -5 graus em Bragança e os 7 em Faro. Quanto às máximas, a Guarda deverá chegar aos 4 graus e Faro aos 16.
Nove ilhas açorianas debaixo chuva e trovoada
O IPMA prolongou o aviso amarelo para as nove ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva, incluindo agora igual aviso para trovoada.
Este aviso vai vigorar até às 21h00 (mais uma hora em Lisboa) nas ilhas das Flores e Corvo (grupo Ocidental), Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial (grupo Central) e São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental).
A delegação regional dos Açores do IPMA justifica o aviso com uma superfície frontal com ondulações que deverá provocar um agravamento do estado do tempo na próxima madrugada no arquipélago.