Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Oito distritos em aviso vermelho este domingo

09 dez, 2017 - 21:48

Vento pode chegar a rajadas com 130 kms/hora. Atenções especiais para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em alerta vermelho oito distritos do norte e centro do país devido a "situação meteorológica de risco extremo".

Com alerta vermelho estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda, os restantes distritos estão em alerta laranja, e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, "não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco".

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra, prevê-se vento forte, que pode atingir os 120 quilómetros por hora, aguaceiros, com períodos de chuva forte, possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude e, na costa, ondas de "altura significativa", podendo atingir os 10 metros.

Nos distritos de Vila Real, Viseu e Guarda, previsões idênticas, com vento forte, que pode atingir os 130 quilómetros por hora, aguaceiros, com períodos de chuva forte, e possibilidade de queda de neve acima dos 800 metros de altitude.

Nestes oito distritos está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No restante território continental, o IPMA mantém o alerta laranja, com previsão de chuva e vento fortes, queda de neve e agitação marítima.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. De acordo com a informação disponibilizada no 'site' do IPMA, os avisos entram em vigor durante a manhã avançando ao longo do dia até à madrugada de segunda-feira.

O IPMA prevê para domingo nos distritos Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém e Leiria, "céu em geral muito nublado com períodos de chuva, o vento deverá soprar fraco a moderado aumentando gradualmente para forte com rajadas até 100 quilómetros por hora".

Nestes distritos prevê-se neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fer
    10 dez, 2017 Fer 10:33
    CHEGA DE INTRUJICES! O QUE É ISSO DOS ALERTAS VERMELHOS?? OS DISTRITOS?? QUEM TEM QUE ESTAR DE ALERTA VERMELHO SÃO OS BOMBEIROS E A (DES)PROTEÇÃO CIVIL! OS DISTRITOS E AS GENTES DOS DISTRITOS ESTÃO É TRAMADOS COM A PORCARIA QUE NOS GOVERNA E COM AS RÁDIOS E TELEVISÕES QUE SÓ NOS IMPINGEM LIXO!
  • Fausto
    10 dez, 2017 Lisboa 09:42
    Pois ZE...já não estava cá quem falou...agora resta o frio...e uma bela...massa de ar quente...do Mediterrâneo...para chover...a sério...
  • Mário Oliveira
    10 dez, 2017 Sintra 09:41
    Se fosse como a Meteorologia tem anunciado, o País esteva cheio de água, mas a realidade é outra.
  • mister robin hood
    10 dez, 2017 Manhattan 09:29
    depois de que se viu nos ultimos jogos do benfica com o VAR e os PADRES esse alerta vermelho ja vem tarde
  • Ze Povinho
    10 dez, 2017 Lisboa 04:17
    Bendita chuva. Já estava farto de ouvir falar de seca, que nunca mais o país iria ter agua, blá, blá, blá! As Secas sempre existiram, de tantos e tantos anos, umas mais do que outras. O inverno ainda n\ao começou e a chuva virá, certamente! Este outono, tal como é mormal, trouxe chuva, mas passou ao lado da península ibérica porque este outono esteve estacionado uma deprress\ao de massas de ar quente e seco, que fez desviar a chuva um pouco mais ao lado, vindo dos açores e caminhando para a europa mais a norte, que até houve inundaçoes e até mortos.
  • Ricardo
    10 dez, 2017 Braga 01:47
    Já que Estamos a ficar parecidos com a russia no inverno o estado podia dar melhor instalações as pessoas e a edp dps de tantos anos a gamar salários pagar com vodka e aquecimento сука
  • Gervásio Jorge Anela
    09 dez, 2017 Évora 22:51
    Muito se agradece ao IPMA, pela disponibilização da informação do estado meteorológico, o que permite a planificação de atividades em função ao compirtamento meteorolôgico local.

Destaques V+