11 dez, 2017 - 17:38 • Ana Lisboa
Alertar os mais novos para os perigos da internet é o propósito de um programa europeu no qual participa o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, em Vieira do Minho.
Trata-se de um programa europeu desenvolvido por uma escola de Itália, no âmbito do Erasmus +.
O projecto está a dar os primeiros passos. Além de Portugal e Itália, participam ainda a Croácia e a Macedónia.
Houve apenas uma primeira reunião, no mês passado, para apresentar o projecto e dividir tarefas entre os estabelecimentos de ensino destes quatro países, para que pudessem “trabalhar com a sua comunidade educativa”, explica a sub-directora do agrupamento de escolas, Sandra Dias.
Sandra Dias diz que o que se pretende “é que cada uma das escolas procure analisar já as estratégias que há em termos de segurança na internet e também desenvolver outras estratégias que envolvam toda a comunidade educativa. Neste caso, envolverá pais, alunos, funcionários e, naturalmente, os professores”.
Um dos temas que vão ter de trabalhar é “tentar evitar que os alunos partilhem fotografias mais íntimas que fazem muito frequentemente em mensagens, em redes sociais. E depois, tentarmos desenvolver ferramentas informáticas, de forma a conseguir tentar travar esse problema. Por outro lado, teremos também que desenvolver alguns ‘workshops’ de motivação e sensibilização para os alunos sobre esta questão”.
O trabalho com os alunos vai começar a partir de Janeiro de 2018, o início do segundo período escolar. O projecto, com a duração de dois anos, será transversal a todo o agrupamento – vai abranger desde o pré-escolar até ao 12º ano.