15 dez, 2017 - 17:18
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população para tempo frio e seco. As próximas 48 horas vão ser marcadas por “descida da temperatura e vento intenso”, factores que vão “acentuar o desconforto térmico”.
Durante a noite de sexta para sábado, prevê-se a diminuição da temperatura mínima para valores situados entre -2 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro. O vento deve soprar do quadrante norte moderado (até 35 km/h) na faixa costeira e forte (até 40 km/h) nas terras altas do centro e sul. Espera-se ainda a formação de gelo ou geada nas regiões do interior norte e centro.
Durante a noite de sábado para domingo, prevê-se a descida da temperatura mínima para valores situados entre -4 e 2ºC nas regiões do interior norte e centro e de1 a 3ºC nas regiões do litoral norte e centro e do interior sul. O vento deverá soprar do quadrante leste moderado (até 30 km/h) no Algarve e nas terras altas (ainda até meio da manhã de domingo). Nas regiões do interior espera-se formação de geada (repetindo-se o mesmo na noite de segunda-feira para terça-feira).
A Protecção Civil avisa que, face à situação acima descrita, pode verificar-se “intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras”, “incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias eléctricas e circuitos eléctricos” e a formação de gelo em alguns troços de estradas.
O fim-de-semana vai ser marcado pela descida acentuada da temperatura mínima entre 6 e 10 graus, mas já não está prevista chuva, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Perante este cenário, a ANPC propõe 12 medidas preventivas: