Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

GNR intensifica patrulhamento nas estradas a partir de sexta-feira

28 dez, 2017 - 15:30

A GNR vai estar “particularmente atenta” à deslocação para os locais de diversão e de grande concentração de pessoas devido às celebrações da passagem de ano.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar, a partir de sexta-feira e até 2 de Janeiro, o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego no âmbito da operação “Ano Novo”, indicou hoje a corporação.

Em comunicado, a GNR adianta que o reforço do patrulhamento nas estradas tem como objectivo “prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança”.

A GNR chama a atenção para a possibilidade de ocorrerem acidentes nesta altura do ano devido à existência de uma maior procura de eventos e de espaços de diversão, muitas vezes “associada ao cometimento de alguns excessos”.

Durante a operação “Ano Novo”, a GNR vai estar “particularmente atenta” à deslocação para os locais de diversão e de grande concentração de pessoas devido às celebrações da passagem de ano para “evitar comportamentos de risco por parte de condutores de veículos, com especial atenção aos condutores de ciclomotores e motociclos".

Para a operação vão estar mobilizados militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que vão focar a sua atenção na condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, manobras perigosas, incorrecta ou não utilização do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças e não utilização de equipamentos de protecção por parte dos motociclistas.

Os militares da GNR vão ainda efectuar acções de sensibilização dirigidas a peões, ciclistas e motociclistas.

Aos peões, a GNR vai aconselhar que caminhem pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas, onde devem circular no sentido contrário ao dos veículos e o mais afastados possível da faixa de rodagem, que atravessem nas passagens para peões e usem vestuário de cores claras para serem mais bem vistos, devendo ainda utilizar à noite material luminoso ou retrorrefletor.

Por sua vez, os ciclistas devem usar capacete, vestuário de protecção resistente e material retrorrefletor, circular pelo lado direito da via de trânsito, ter uma atenção especial, nas zonas urbanas, a portas que se abrem repentinamente e crianças que podem surgir entre veículos, utilizar luzes à noite ou quando a visibilidade é reduzida, efectuar a sinalização correta nas mudanças de direcção, sendo ainda proibido o uso de auscultadores e telemóveis.

A GNR aconselha também os motociclistas para o uso do capacete, vestuário de protecção resistente e material retrorrefletor, e lembra a obrigação de circular sempre com os médios acesos, não circular entre filas de veículos, ter cuidado com o posicionamento na via, adequar a velocidade ao estado do piso e redobrar a atenção em condições de mau tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • El Rei
    29 dez, 2017 Rinho 13:53
    A partir de sexta feira há mais polícias nas estradas... É por isso que a probabilidade de morrer de acidente é muito maior. Quantos mais polícias, mais mortos. E o zé povinho continua a ser enganado. Depois lá para domingo já há resultados provisórios desta campanha promovida pelos enviados de satanás; mais 5 ou 6 almas encaminhadas para a eternidade. Quem um Natal tranquilo? Dispam o fato hitleriano e fiquem em vossas casas a brincar com as vossas esposas! Mas com cuidadozzzzzzz!
  • jose
    28 dez, 2017 lisboa 17:21
    Se houvesse civismo, nas estradas não era necessário autoridades a mais, as mortes e acidentes continuam na mesma, nem que houvesse dez mil policias, os acidentes vão sempre acontecer. Haja ou não policias nas ruas.

Destaques V+