14 jan, 2018 - 10:12 • Foto: Nuno André Ferreira (Lusa)
Enquanto uns participavam no torneio de sueca na associação recreativa em Vila Nova da Rainha, outros assistiam ao jogo entre Braga e o Benfica. No total, seriam mais de 60 pessoas no edíficio. Um incêndio que se pensa que teve origem numa salamandra localizada no primeiro andar, onde decorria o jogo de cartas, lançou o pânico.
No andar de baixo, onde se assistia, pela televisão, ao jogo de futebol, uma porta trancada encurralou dezenas de pessoas, dentro do edifício. Foi o caos e a tragédia aconteceu.
Até ao momento os dados oficiais registam oito mortos e 38 feridos, nove dos quais em estado grave.
O alerta para o incêndio foi dado às 20h51. Cerca de uma hora depois foi extinto. Estiveram no local 170 operacionais e dezenas de meios, entre viaturas de socorro, ambulâncias e ainda três helicópteros do INEM.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se este domingo ao final da manhã a Vila Nova da Rainha, onde um incêndio sábado à noite numa associação recreativa matou pelo menos oito pessoas.
A maioria das vítimas terá entre os 60 e os 70 anos.
Há 32 pessoas que estão a receber ajuda psicológica depois da tragédia.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social activou a Linha Nacional de Emergência Social através do número gratuito 144, na sequência da explosão em Tondela.
Os nove feridos graves foram transportados para os hospitais de Lisboa e do Porto. Há a necessidade de serem ventilados.