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Tem TDT? Estudo diz que ficou aquém das expectativas e deixa alerta

17 jan, 2018 - 09:31

Desde que o início, em 2009, que a Televisão Digital Terrestre dá problemas e é objecto de queixas. ANACOM prevê cada vez menos utilizadores, se não forem feitas alterações.

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A Televisão Digital Terrestre (TDT) tem ficado aquém do que eram as expectativas iniciais, conclui um estudo promovido pelo regulador (a Autoridade Nacional de Comunicações, ANACOM).

Num documento divulgado na sua página na Internet, a ANACOM sugere uma alteração no modelo de negócios e alerta para conflitos de interesses da MEO.

Diz o regulador que, a manter-se o actual caminho, a TDT terá cada vez menos utilizadores e serão, “indubitavelmente”, populações “de menor rendimento disponível, do interior e com menos apetência tecnológica”.

Para isso contribui o aumento, “sobretudo entre as novas gerações”, da “visualização de conteúdos através de outros meios (como a Internet ou o móvel, em detrimento do tradicional aparelho de televisão, em casa) o que pode significar uma redução do consumo através de pacotes”.

Neste campo, os que combinem TV + Internet (em parceria com operadores de banda larga) podem ser atractivos para o mercado da TDT, “indo buscar utilizadores à faixa de utilizadores do cabo que consomem os pacotes mais básicos”.

Os autores do “Estudo sobre alargamento adicional da oferta de serviços de programas na TDT” reconhecem que os hábitos da visualização de televisão estão a mudar – o que “pode ser visto como uma ameaça ou uma oportunidade”.

“Cada vez mais se está a optar pela visualização não linear de conteúdos, uma funcionalidade que a TDT em Portugal não apresenta de forma consistente e que as outras plataformas alternativas apresentam de uma forma massiva”, sublinham os autores do estudo, sugerindo que a Televisão Digital Terrestre “deveria equacionar a apresentação de uma oferta competitiva com a inclusão desta funcionalidade”.

A mobilidade, acrescentam, “é outra das ofertas que podem ser desenvolvidas na plataforma”, apesar do “impacto significativo” em investimento na rede.

Quanto aos canais televisivos, o estudo refere que “a taxa de crescimento do ‘share’ da RTP3 quando entrou na TDT pode ser um bom indício” e sublinha que, “nas entrevistas realizadas, todos os operadores presentes na plataforma (RTP, SIC e TVI) demonstraram interesse na introdução de mais canais”.

Interesses da MEO travam crescimento?

O estudo da ANACOM revela que “deve ser analisada e equacionada a implicação, em termos de conflitos de interesse, da MEO – empresa titular do DUF [Direito de Utilização das Frequências] – ser a mesma (ou estar inserida no mesmo grupo de empresas) que um operador concorrente à TDT – o operador de TV por cabo e satélite da MEO”.

“Acresce a este facto que a MEO formalizou ainda uma oferta sobre o Grupo Media Capital, onde se encontra a TVI, um dos clientes do serviço do titular do DUF”, sublinha.

O documento lembra que, ao nível internacional, foram identificadas novas ofertas de serviço em TDT, “baseadas em novos modelos de negócio de canais de vendas, entretenimento/jogos ou publicidade, que muitas vezes sustentam operações de TDT e em que os canais tradicionais são remunerados (ou pagam valores reduzidos) para estarem presentes nessas plataformas e serem apenas “geradores” de tráfego”.

Contudo, em termos do operador de TDT em Portugal, “não parece possível que o actual detentor do DUF tenha qualquer incentivo para o alargamento da oferta, a introdução de novos canais e serviços ou a valorização da plataforma no seu todo”, lamentam.

Na origem de tal impedimento estará “o modelo de negócio definido (em termos das regras de pricing) e o seu claro conflito de interesses (por ser também detentor de uma plataforma concorrente)”.

Apesar disso, os poderes públicos (nos quais se podem incluir a ANACOM, a Entidade Reguladora para a Comunicação e os titulares do poder executivo) revelam “uma clara vontade de avançar para o alargamento da oferta e a introdução de novos serviços e vão mais ao encontro das expectativas criadas por esta plataforma”.

“No entanto, tudo isto é feito num cenário de contenção orçamental do nosso país, pelo que os valores disponíveis para investimento público não são significativos”, ressalva o estudo.

Como opção para o futuro, o estudo sugere a alteração do modelo de negócio, permitindo uma clara separação entre a transmissão e a agregação de conteúdos.

A Televisão Digital Terrestre começou a ser emitida em 29 de Abril de 2009 e conta hoje com sete canais em sinal aberto. Em 2010, alcançou uma cobertura de 83% da população e era esperado chegar aos 100% até ao final de 2010. Desde o início, que existem problemas e queixas quanto à qualidade do serviço.

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  • João T.
    18 jan, 2018 Lisboa 00:57
    E para quando o fim da escandalosa duplicação de taxas que os milhares de subscritores da Tv por cabo pagam? Pagam indirectamente à RTP/RDP através do prestador do serviço por cabo (pois uma fracção da mensalidade vai para a RTP/RDP) e por esta via os consumidores estão a pagar duas vezes: através do prestador do cabo e através da factura da luz. E para quando a possibilidade legal de apenas se contratar serviço de internet sem ficar amarrado a um pacote de televisão?
  • Antonio Martinho
    18 jan, 2018 Crato 00:32
    ola A ANACOM perca por tardia este relatório, ao fim de tantos anos e que chegou à conclusão que a TDT ficou aquém e ainda para mais atribuída a uma operadora com sistema pago? é lógico que o resultado era este não era preciso relatório, porque os utilizadores, desde o primeiro dia alertaram para o fisco e inclusive com queixas que a ANACOM fez orelhas moucas e que a PT lhe convinha, e com este relatório que tencionam fazer, é que passados 6 7 anos de TDT, há ainda zonas criticas e não se averigua os casos. Para mais outra cena caricata é os canais, pois em Espanha há cerca de 25 canais TDT, veja-se a diferença. A ANACOM, veio agora com relatório será por ter mudado de chefias? então revelam que estavam reféns da operadora até então e isso o governo deveria investigar. façam favor de resolverem isto de uma vez por todos para não continuarmos a ser o país de 3 mundo
  • 17 jan, 2018 14:21
    Se metessem TV Internet a um preço razoável seria brilhante. Acho que devem ser os operadores de tvcabo e os clientes das empresas de tvcabo que subscreveram canais a pagar a taxa . Não é o povo com baixas reformas e salários que tem de andar a pagar a taxa. . Temos uma RTP multimilionária que gasta 200 milhões de euros por ano a brincar à televisão. É um absurdo um país pobre como Portugal ter uma RTP que esbanja centenas de milhões . Esses milhões tem de ser para tirar da rua os sem abrigo e aumentar as reformas e os baixos salários.
  • LOL
    17 jan, 2018 Lisboa 11:42
    Mais uma vigarice para o Povo Português pagar! Tenho familiares no interior e sul do Pais que têm TDT e continuam a ter problemas haja calor ou frio. A qualidade de imagem é péssima em determinadas alturas. O ecran por vezes fica negro só com som. E a Anacom e outros responsáveis nada fazem para pôr estes senhores na ordem e respeitarem os Clientes. Péssimo serviço! Com estes negócios, muitos dos Clientes da TDT foram quase obrigados a mudar para a televisões privadas. Óptimo negócio para essas empresas - sempre a lucrar com este mau serviço! Será de propósito? E para quem não sabe, o Cliente da TDT foi obrigado a investir em antenas e amplificadores de sinais, enorme investimento para muitas famílias para depois oferecerem um mau serviço, com a colaboração/ajuda dos Governos, da Anacom e de outros responsáveis que nada fazem
  • DR XICO
    17 jan, 2018 LISBOA 11:26
    A TDT foi um negócio que a PT fez para o consumidor ter de contratar TV por cabo. A cobertura TDT estagnou desde o inicio, há cidades com manchas cegas uma vergonha, idosos com pensões miseráveis a ter de pagar para ver TV. E o governo nada faz os partidos que dizem defender os pobres estão a fazer o quê?? a ver da isenção do IVA para eles
  • Victor
    17 jan, 2018 Lx 10:44
    Há muitos locais especialmente no interior onde as pessoas estão a pagar à MEO para ver os 4 canais e ainda pagam a taxa na conta da luz! Antes aquando do sinal analógico viam sem qualquer problema, esta coisa da TDT foi mais uma jogada para sacar dinheiro....

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