Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Setúbal. Pescadores ignoram proibição e polícia apreende 200 kg de sardinha

18 jan, 2018 - 11:21

Operação na Docapesca de Setúbal detectou violações à proibição, em vigor até ao final de Abril.

A+ / A-

A Polícia Marítima apreendeu, na Docapesca de Setúbal, perto de 260 quilogramas (kg) de pescado em situação ilegal, dos quais 200 quilos eram de sardinha, cuja captura se encontra sob interdição total.

Na quarta-feira, os agentes fiscalizaram uma embarcação de pesca profissional dedicada à arte do cerco, que acabava de atracar e iniciava as manobras de descarga. “Durante a verificação das espécies capturadas, foi detectada a existência de cerca de 200 kg de sardinha e 60 kg entre cavala e sargo”, descreve o comunicado oficial.

A pesca da sardinha está proibida até ao final de Abril. A decisão consta de um despacho publicado pelo Ministério do Mar.

Um parecer científico do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), divulgado a 20 de Outubro do ano passado, concluiu que a pesca da sardinha deveria ser proibida este ano, em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do "stock" na última década, que caiu de 106 mil toneladas em 2006 para 22 mil em 2016.

Nesse ano, o mesmo organismo científico recomendou uma paragem completa da pesca da sardinha em Portugal, durante um período mínimo de 15 anos, para que o "stock" de sardinha regressasse a níveis considerados aceitáveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    18 jan, 2018 Évora 20:10
    Mas se Setúbal é a terra do carrapau e do choco friito, porque é que andam a pescar sardinha?
  • DR XICO
    18 jan, 2018 LISBOA 12:11
    E as sardinhas nesta altura servem para quê?? estão secas, só mesmo por idiotoce se apanha sardinhas é com acabar o defeso em Abril outra asneira, nos santos ainda elas estão secas ke nem carapaus. Tenham juizo defeso de Outubro a Maio era o ideal
  • Nuno Flores
    18 jan, 2018 Oeiras 11:40
    A sardinha é uma espécie migratória, pelo que se não for apanhada em Portugal, será apanhada em outras costas por onde passa, antes ou depois. A haver interdição total para recuperação de "stocks" terá que ser em todos os países que pesquem a espécie.

Destaques V+