Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Do rottweiler ao caniche. PSP vai ver se o seu animal está dentro da lei

29 jan, 2018 - 07:43

Vacinação, registo ou uso de trela são algumas das normas a verificar pela PSP nesta acção que se vai centrar mais nos animais perigosos.

A+ / A-

Começa, esta segunda-feira, uma operação da PSP focada na segurança dos animais de companhia e, sobretudo, nos cães perigosos e potencialmente perigosos.

A acção será preventiva, diz a polícia, "com enfoque na sensibilização, mas que não deixará de incidir na fiscalização das normas legais em vigor, nomeadamente a utilização de trela/peitoral ou açaimo na via pública, o registo dos animais de companhia e a vacinação obrigatória" em dia.

A fiscalização ocorre nos principais centros urbanos e nas regiões autónomas e, irá verificar ainda, no que respeita a cães perigosos e potencialmente perigosos, se os respectivos donos têm formação específica credenciada.

De acordo com a legislação em vigor, o treino de cães perigosos ou potencialmente perigosos tem que ser obrigatoriamente prestado por treinadores que possuam certificados de qualificação emitidos pela GNR ou PSP.

A operação vai decorrer até sábado e foi denominada de “Odeta”, em homenagem à cadela que esteve ao serviço do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP desde 2007 até 1 de Outubro de 2015, dia em que morreu.

A lista dos cães perigosos inclui a raça rottweiler, o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier e o tosa inu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Jose Soares
    29 jan, 2018 Lisboa 21:27
    Acho piada à parte da notícia que diz que a fiscalização "irá verificar ainda, no que respeita a cães perigosos e potencialmente perigosos, se os respectivos donos têm formação específica credenciada. De acordo com a legislação em vigor, o treino de cães perigosos ou potencialmente perigosos tem que ser obrigatoriamente prestado por treinadores que possuam certificados de qualificação emitidos pela GNR ou PSP.." - O problema é que existem em todo país três treinadores certificados pela PSP e GNR e só tem essa certificação há meia dúzia de meses. Ver noticia da RR de Dezembro: "Treino de cães. Há três treinadores para 17 mil animais perigosos" - http://rr.sapo.pt/noticia/100438/treino-de-caes-ha-tres-treinadores-para-17-mil-animais-perigosos
  • R.Soares
    29 jan, 2018 Aveiro 13:21
    Não deveria ser o contrário?
  • Luis
    29 jan, 2018 sintra 11:56
    Não são os cães que são perigosos ,os donos desses cães é que são . Os cães de raça dita perigosa ,se forem bem treinados desde pequenos ,tornam-se cães dóceis e obedientes aos donos ,e convivem bem com pessoas .Outro problema é os cães serem vendidos na internet vindos de cruzamentos mal feitos ,entre irmãos ,pais e filhos etc. ,dando origem a cães desiquilibrados e difíceis de treinar .Mas como custam menos de metade ,de um cão de um criador credenciado ,e com pedigree ,vendem-se como pãezinhos quentes.
  • Jorge
    29 jan, 2018 Seixal 11:45
    Brevemente estas operações da PSP podem passar pelos restaurantes, com certeza haverá bastantes cãezinhos numa amena cavaqueira, sentados à mesa a jantar com os donos. Ter um cão está na moda, as pessoas em vez de terem um filho compram um cão, depois tratam-no como se fosse um animal racional.
  • Fred
    29 jan, 2018 Lisboa 10:53
    Otário, fazes jus ao teu nome. Eu ensino-te a ler, diz trela / peitoral, portanto tem que usar um ou outro. Se apenas indicassem que era obrigatório trela, então os cães com peitoral estavam mal. Julius K9, conheces? É um peitoral para cães "pequenos" como o Rotweiller da foto.
  • Ana Rocha
    29 jan, 2018 Cascais 10:41
    A análise de "Tuga" mostra bem a ignorância e a crueldade de muitas pessoas em relação aos animais e também a falta de atuação das autoridades. As leis de Proteção animal que temos são uma farsa e não protegem nem animais nem pessoas. Essa cadela Rottweiller pertence a um dono que devia estar preso. Nenhum animal nasce perigoso. NÃO HÁ CÃES PERIGOSOS. Há sim donos perigosos que os tornam assim, pela forma como os maltratam e educam. Se for saber alguma coisa desse homem, quer apostar como não vale nada? Ou tem o animal à solta pelas ruas o que é ilegal, ou dentro de uma capoeira? Como se comportaria qualquer um de nós se vivesse nesta miséria? Esse dono devia ir a Tribunal e esse animal devia-lhe ser retirado. A cadela não tem culpa nenhuma. Façam uma queixa séria que podem entregar no Tribunal e deixem-se de culpar um ser vivo que teve o azar de ir parar às mãos de um "humano" que de humano só tem o aspeto.
  • TUGA
    29 jan, 2018 Lisboa 09:22
    Uma cadela rottweiller totalmente ilegal a ladrar dia e noite consecutivamente, por vezes solta-se e anda pela aldeia,.... já fiz queixa à GNR multou por falta de registo e lá continua numa capoeira, SOLUÇÃO??? um tiro na cabeça antes que mate alguém. É uma pouca vergonha com os cães, tiram os sossego às pessoas, passeios, jardins autênticos atentados à saúde publica e ninguém faz nada. agora....é moda ter cão nada feito.
  • Victor
    29 jan, 2018 Lx 08:57
    Os cães perigosos continuam a fazer vitimas mas os governantes nada fazem! Essas raças deviam pura e simplesmente ser ilegalizadas/proibidas e os donos fortemente criminalizados em caso de ataques tal como já é assim noutros países da UE.
  • otario
    29 jan, 2018 lixa 08:36
    uma pergunta, quando vou passear o cão tenho que andar com boletim de vacinas do cao ou com o meu, "utilização de trela/peitoral ou açaimo na via pública" trela acho bem agora peitoral ja agora uma capinha para chuva , voltem caes de loiça acaime tambem é para caes de loiça? confesso tambem acho bem açaime. QUEM NAO CONSEGUE CONTROLAR O SEU CAO DEVE SER RETIRADO O CAO A FILHOS RETIRADOS POR MUITO MENOS

Destaques V+