28 jan, 2018 - 18:15
O Hospital CUF Descobertas confirma que duas doentes e duas funcionárias estão infectadas com legionella. As quatro mulheres infectadas estão "estáveis e com prognóstico positivo".
Paulo Gomes, director clínico adjunto, explica que já foram retiradas amostras às águas quentes das instalações sanitárias do hospital e enviadas ao Instituto Ricardo Jorge.
"Neste hospital o problema não é de climatização. Nós não temos torres de arrefecimento e portanto o nexo de causalidade - a existir e a confirmar-se que é dentro do hospital - é nos sistemas das águas sanitárias e nos duches".
Não há, no entanto, ainda certezas de onde surgiu este novo surto.
O clínico admite "que possa haver novos casos" e pede aos doentes que tenham estado internado no hospital CUF Descobertas e tenham sintomas compatíveis com a doença que regressem para serem avaliados. São eles: febre, tosse seca, dores no corpo e falta de ar.
O primeiro caso foi detectado na madrugada de ontem. A doente já tinha estado internada no mesmo hospital.
Este novo surto de legionella acontece depois de em Novembro 56 pessoas terem sido infectadas pela bactéria no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. O surto, com origem numa das torres de arrefecimento daquele hospital, provocou seis vítimas mortais.