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Nem para o INEM nem para a Protecção Civil. Helicópteros Kamov impedidos de voar

30 jan, 2018 - 07:49

Uns estão em manutenção, depois de terem participado no combate aos incêndios, e outros estão a ser reparados.

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O Estado está sem poder utilizar qualquer um dos seis helicópteros Kamov que possui. Segundo o jornal “Público”, o último disponível ficou interdito de voar na semana passada.

Após a época (alargada) de incêndios, dois destes aparelhos de marca russa foram para manutenção; três foram entretanto para reparar e, na semana passada, uma inspecção da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) resultou no impedimento do que restava para voar.

Um dos helicópteros está parado desde 2012 na sequência de um acidente grave e não é certo que vá ser reparado. Segundo o “Público”, mais dois ficaram depois avariados e, em Novembro, dois dos três que restavam foram para uma longa manutenção pós-incêndios. Restava um, que avariou e foi reparado, mas não convenceu a ANAC por ter sido "detectada uma não-conformidade".

Este aparelho estava ao serviço do INEM, que fica assim sem este recurso.

A empresa responsável pela operação e manutenção destes helicópteros, a Everjets, contesta a decisão do regulador e garante ao jornal que o Kamov impedido de voar “não tem problema nenhum, está em plenas condições”.

“A ANAC tem uma leitura em relação a um componente e nós somos contra”, afirma o presidente da Everjets, Ricardo Dias.

Em causa está, de acordo com o “Público”, o pedido de extensão por mais um ano do limite de vida de uma peça importante – algo que a ANAC não aceita por se tratar de um segundo pedido de extensão (o limite da peça era Janeiro de 2017 e passou para Janeiro de 2018).

Comentários
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  • Rui
    30 jan, 2018 Sta Comba Dão 15:04
    Ninguém estranhou a ausência do Kamiov no incendio de Tondela?!?
  • COSTA GATE KAMOVs
    30 jan, 2018 Lx 11:55
    Os kamaradas Kosta e o seu amigo kamarada lacerda Machado sabem da poda e quem se lixa somos nós...Só habilidades do pantomineiro Kosta, esse vendedor da banha da cobra e da ilusão.Pagamos e não bufamos.Será que houve esquemas na aquisição desses aviões que não voam? O kamarada Kosta e seus geringonços podem responder ao povo por favor?
  • r
    30 jan, 2018 11:38
    Republica das bananas.
  • Americo
    30 jan, 2018 Leiria 11:00
    À grande Costa............
  • Luis
    30 jan, 2018 PdeM 10:52
    Só alguém muito incompetente, corrupto ou ambos é que não conseguia enxergar que a compara de helis russos ia dar nisto! É que nem é preciso ser engenheiro aeronáutico ou mecânico para saber que ao fim de poucos anos de uso não passam de sucata. A seguir comprem uns chineses...
  • qual é o espanto?
    30 jan, 2018 lx 10:32
    Será que não precisam de manutenções e revisões como qualquer automóvel ou máquina? E com maior razão por se tratar de uma aeronave para fins de utilidade publica! Claro que as manutenções deverão ser feitas em períodos que menos falta façam a dita utilidade publica! A forma como é noticiada a situação em vez de ser construtiva tenta levar ao descrédito a situação! Os media estão cada vez mais na mão de jornaleiros e não de jornalistas!...Começamos a sentir que há mais pedras no sapato do jornalismo, do que no rigor informativo!
  • justo
    30 jan, 2018 Leiria 10:28
    MAIS UMA VEZ INFORMO, QUE QUEM DEVIA SER DONO DOS HELICÓPTEROS, DEVIA SER O ESTADO PORTUGUÊS! MANUTENÇÃO E OUTROS A CARGO DA FORÇA AÉREA.
  • Máfias organizadas
    30 jan, 2018 Lisboa 09:35
    Durante quatro anos só quase faltou destrui-los à marretada para que fossem feitos contratos com privados. Isto e muitas como esta o MP não tem tempo para investigar. Ou vontade, ou não o deixam.
  • Leão de Amsterdam
    30 jan, 2018 Amsterdam 09:35
    Há pois é esquecem que os registos históricos dos orgãos tem horas registadas e a vida das peças são para cumprir,esquecem que a fadiga de material provoca fraturas e consequente problema por vezes fatal,não compreendo que tendo o estado Helis Puma SA 330 com pouco trabalho ou nenhum embora com alguma idade mas de enorme qualidade e segurânça se fosse enfiar nos Kamov.A quem teria saido o euromilhões neste negócio? como no negocio dos submarinos ?
  • Juan Pablo
    30 jan, 2018 Madrid 09:18
    Eu sou piloto de helicopteros e os Kamow sao dos melhores que podemos pilotar. Nao entendo como Portugal desperdica tanto dinheiro ao deixar helicopteros em terra por reparar. Porque nao compram as pecas e reparam e pronto assunto encerrado? Nada disso faz sentido deixar um Kamow sem reparar quando ajuda muito no ataque aos fogos.

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