21 fev, 2018 - 11:27
Veja também:
A líder do CDS, Assunção Cristas, reúne-se com o primeiro-ministro espanhol, em Madrid. As questões da seca, gestão da água e a negociação dos próximos fundos comunitários são temas centrais que Cristas leva a Mariano Rajoy.
“A Península Ibérica, nos estudos mundiais, é a região do globo mais exposta às alterações climáticas”, lembrou a ex-ministra da Agricultura e Ambiente em declarações à Renascença.
Cristas desloca-se a Madrid no âmbito do encontro de líderes da União Democrática Internacional, à margem do qual se reunirá com Mariano Rajoy.
Negociações difíceis com Bruxelas
A questão da seca é um problema que afeta mais Portugal e Espanha do que outros países da UE, e por isso, Cristas admite que as negociações em Bruxelas sobre verbas comunitárias destinados à seca são mais complexas para os dois países.
“Em Portugal, os anos mais secos e menos húmidos são cada vez mais frequentes e eu sei bem da dificuldade de sensibilizar a EU” para a questão da seca, afirma.
“Os restantes países, sobretudo os países mais ao centro e ao Norte [da Europa] que não têm problemas de água”, é difícil “sensibilizá-los para a necessidade de ter um olhar atento”, reconhece.