Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comboios e barcos podem parar na segunda-feira

10 mar, 2018 - 09:50

Sindicatos querem aumento intercalar enquanto decorrem negociações, mas empresa não deu resposta. Reunião ainda este sábado pode levar a desconvocar a greve.

A+ / A-

Os trabalhadores da Infra-estruturas de Portugal marcaram uma greve para segunda-feira, 12 de março, mas como de costume os efeitos podem começar a sentir-se no domingo.

A greve foi marcada este sábado de manhã, mas sindicatos e empresa têm encontro marcado ao final da manhã, para tentarem chegar a acordo e desconvocarem a greve.

Em causa está um aumento intercalar, como explica o coordenador da Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), José Manuel Oliveira: “Está marcado um pré-aviso de greve, em todo o país, para ocorrer na segunda-feira, dia 12, embora possa começar a ter efeito no dia 11 para os trabalhadores que começam a trabalhar no domingo e prolongam para segunda-feira.”

“Esta greve resulta de não ter havido resposta a uma reivindicação sindical de haver um aumento intercalar dos salários enquanto decorre a negociação coletiva que está em curso, mas que será prolongada, tendo em conta a sua complexidade”, diz José Manuel Oliveira.

Numa nota publicada no seu site, a CP informa os utentes de que haverá fortes perturbações à circulação na segunda-feira e esclarece que não haverá transportes alternativos. Mais informa que os clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, podem pedir o reembolso total, ou trocar para outro dia.

Foram também definidos os serviços mínimos a cumprir. Segundo a decisão do Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, disponível no sítio de internet desta entidade, a definição de serviços

mínimos para a Infraestruturas de Portugal, decidida por unanimidade, contempla disponibilização de canal para a realização de circulações, como os comboios urbanos de Lisboa e Porto, correspondente a cerca de 25% da realização em horário normal.

Fica também decidida a criação de condições para a realização de 25% das ligações regionais e dos comboios Alfas, Intercidades e Internacionais.

A greve pode também afetar as travessias de barco.

[Notícia atualizada às 14h37]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+