19 mar, 2018 - 07:53
Veja também:
Subiu para 117 o número de casos suspeitos de sarampo em Portugal. A informação foi dada à Renascença esta segunda-feira de manhã pela diretora-geral de saúde.
Segundo Graça Freitas, “até domingo às 19h00” eram “117 os casos suspeitos”, ou seja, “pessoas com sintomas, mas que podem ser confirmados ou não”.
Quanto ao número de casos confirmados, a diretora-geral da saúde adianta à Renascença que “subiu ligeiramente”. Os últimos números conhecidos apontam para 36 no Porto.
“Sabemos estes dados, porque são os médicos que fazem o diagnóstico que notificam [os casos] numa plataforma nacional e depois o laboratório Ricardo Jorge também notifica nessa plataforma” se as suspeitas se confirmam, explica.
Os últimos casos suspeitos conhecidos surgiram em Coimbra e Braga e estão todos relacionados com o surto que começou no Hospital de Santo António, no Porto.
Por precaução, todos os profissionais de saúde do hospital de Braga vão ser vacinados contra o sarampo.
O próximo boletim informativo sobre o surto de sarampo que começou no hospital de Santo António, no Porto, vai ocorrer às 10h30.
Para se proteger contra o sarampo, a Direção-Geral da Saúde recomenda que:
As autoridades de saúde lembram ainda que, em pessoas vacinadas, a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.
O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.