Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incêndios. Falhou mais um concurso para aluguer de meios aéreos

29 mar, 2018 - 07:50

O governo queria contratar 40, mas só conseguiu 12 helicópteros para o combate a incêndios no verão.

A+ / A-

Veja também:


O concurso urgente para aluguer de meios aéreos para combater os incêndios deste verão voltou a falhar, avança o jornal "Público". O governo queria contratar 40 helicópteros, mas só conseguiu 12.

Todas as ofertas apresentadas a concurso estavam acima do que o Executivo quer pagar pelos aparelhos e o júri decidiu excluir as propostas de quatro empresas para contratar os restantes 28 helicópteros ligeiros.

É a segunda vez que o Governo não consegue fechar negócio para alugar os aparelhos que ficam a faltar para que o dispositivo de combate aos fogos fique completo.

No início de março, o concurso internacional lançado pelo Executivo teve de ser cancelado pela mesma razão: a maioria das empresas apresentou propostas acima do valor definido no caderno de encargos.

Não tendo conseguido negociar o aluguer dos 40 aparelhos necessários para o dispositivo de combate aos incêndios, o Ministério da Administração Interna lançou um segundo concurso, que também não cumpriu o objectivo estabelecido.

Agora as empresas têm cinco dias para se pronunciar sobre a recusa do Governo das propostas apresentadas.

Se não for possível encontrar um solução para o aluguer dos helicópteros, o Executivo terá de avançar para o ajuste directo para contratar os 28 aparelhos em falta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    29 mar, 2018 Seixal 18:04
    As empresas, sejam elas quais forem, quando há adjudicações do estado para um serviço qualquer e lhes cheira a dinheiro dos contribuintes, pedem o triplo do valor da adjudicação a uma entidade privada.
  • Maria Manuela Nunes
    29 mar, 2018 Queluz 11:32
    Este ano só não vai ser pior se Deus nos ajudar! Para onde está a ser desviado o dinheiro que entra a jorros em impostos e turismo?

Destaques V+