05 jun, 2018 - 19:47
Sara Campos, da associação ambientalista Quercus, propõe na Tarde da Renascença dez medidas para transformar uma cidade portuguesa numa cidade ecológica.
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta terça-feira, Sara Campos deixa aos responsáveis políticos conselhos para a criação de cidades amigas do ambiente e da população.
1 – Criação de zonas de emissões reduzidas no centro das cidades, onde seja proibida a circulação de viaturas mais antigas e mais poluentes.
2 – Tornar os transportes coletivos mais atrativos para os automobilistas, com passes mais baratos e parques de estacionamento gratuitos à entrada das cidades para as pessoas deixaram os automóveis.
3 – Implementar a recolha seletiva do lixo orgânico, o que resta das refeições, por exemplo, e apostar na compostagem destes resíduos.
4 – Apostar nas energias renováveis, em especial na energia solar, para produzir eletricidade e água quente nas instalações municipais.
5 – Incorporar materiais reciclados nas obras municipais.
6 – Combater o desperdício de água e energia nas cidades. Melhorar e automatizar o sistema de rega e iluminação.
7 – Reutilizar as águas residuais tratadas nas ETAR, que depois podem ser utilizadas na rega e lavagem dos espaços públicos.
8 – Acabar com a aplicação de herbicidas nos espaços públicos, porque podem ter impacto no ambiente e na saúde das populações. Existem soluções alternativas ecológicas.
9 – Criar edifícios públicos amigos da bicicleta e da mobilidade elétrica, que permitam carregar as viaturas elétricas dentro dos edifícios e não apenas na rua.
10 – Eliminar os plásticos descartáveis nos serviços municipais: copos e talhares de plástico e palhinhas que têm um elevado impacto ambiental e podem ser substituídos por alternativas reutilizáveis.