Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Portugueses criam relvado inovador à base de cortiça

08 jun, 2018 - 08:00 • Liliana Carona

Sistema Corkfield está espalhado por quase todos os campos de grandes clubes da Europa.

A+ / A-

Miguel Ribeiro, 43 anos, jogou futebol durante mais de dez, e foi pelo sentimento que tinha pela modalidade, que em 2016 decidiu criar a empresa HATKO Sports Systems, dedicada à construção de zonas desportivas. A ideia nasceu juntamente com o engenheiro Carlos Rodrigues, 42 anos, que foi o criador de um relvado pioneiro: o Corkfield.

“É granulado de cortiça, produto 100 % natural, hipoalergénico, que em termos de utilização de jogo dá características muito idênticas às do relvado natural, em termos de aquecimento do solo não tem tanta temperatura”, defende, acrescentando que, “o que é mais normal, é o granulado de borracha triturado a partir de pneus mas quando introduzimos o granulado de cortiça, como é natural, descemos a temperatura do piso de 60 graus para os 30”; garante.

Miguel mostra o relvado e recorda os tempos em que foi atleta. Não tem dúvidas em afirmar que “a resistência ao choque e o ressalto da bola é colmatado com este enchimento.

Traduz-se em altas performances para os atletas, e proporciona outras condições de jogabilidade. Os enchimentos com sílica e borracha sobem a temperatura de jogo, e o deslize pode criar fricção”, explica.

A ideia ultrapassou fronteiras e o Corkfield, relvado sintético com enchimento de cortiça saiu da Covilhã para toda a Europa. Já é um sistema que está ser desenvolvido em todos os campos da Europa, no Borussia Dortmund, ou até mesmo no Cazaquistão, por exemplo, e em Portugal temos em Vila Real e no Sporting de Braga”, conta o engenheiro, mentor do projeto.

O relvado com enchimento em cortiça faz parte da última geração de relvados, a chamada quarta geração, onde Portugal deu o pontapé de saída.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Pedro
    16 jan, 2019 Porto 11:47
    Como é possível que no fim de toda a gente conhecer estes senhores, especialmente o que se intitula ENGENHEIRO, quase um ano depois ainda continuar online uma falsa notícia/artigo referente a duas pessoas sem qualquer credibilidade no mundo dos negócios. Deixem de fazer publicidade a pessoas que já não deviam fazer parte do mundo dos negócios, porque unicamente enganam clientes, fornecedores, empregados, estado...etc..etc...etc. Peçam relatórios desta empresa, para verificarem que a mesma nem ROC tem como por lei é obrigada a ter, da anterior de um dos ditos inventores, que ficou a dever centenas de milhares de euros, dos accionistas, trabalhadores e vejam quem realmente são estes senhores...Esperemos que rapidamente se faça justiça e "inventores" como estes deixem de fazer parte do mundo dos negócios em PORTUGAL. Investiguem quem de facto é o dito ENGENHEIRO e publiquem depois as vossas conclusões.
  • Pedro Silva
    16 jan, 2019 Coimbra 10:48
    Ainda continua online a notícia dos mentirosos do mundo da relva. Vão fazer uma nova entrevista a esses senhores e perguntem-lhe pelo dinheiro que ficaram dos clientes. De facto é triste como dois artistas conseguem enganar os clientes e fornecedores. Mas o seu tempo está quase a chegar ao fim porque finalmente a justiça vai funcionar. TIC TAC TIC TAC. A verdadeira invenção foi enganar clientes e fornecedores e não esta!!!!!
  • Jorge Almeida
    25 jul, 2018 Bragança 19:30
    Esses senhores deviam era de dizer na entrevista que há cerca de um ano que têm muito dinheiro em sua posse para fazer um campo de futebol e ainda não o fizeram nem o vão fazer pois mais uma vez enganaram o cliente. E estamos a falar de dezenas de milhares de euros, que deve ter servido para tudo menos para fazer as obras do campo de Futebol.Tenham vergonha e ou devolvam o dinheiro ou façam a obra e não andem a viver com o dinheiro dos vossos clientes. É este o modus operandi destes senhores e desta empresa. Já na anterior, um dos ditos responsáveis, fazia o mesmo, recebia o dinheiro dos clientes e não fazia as obras....ESTA É DE FACTO A VERDADEIRA INVENÇÃO DESTES SENHORES. INVESTIGUEM PARA VER QUEM REALMENTE ESTES SENHORES SÃO.
  • JOSÉ LUÍS
    24 jul, 2018 BRAGA 17:57
    Boa tarde . Depois de ler a noticia e os comentários já associados à mesma, gostaria de dizer que de facto estes senhores são os verdadeiros artistas. Nunca inventaram nada, e muito menos o sistema que dizem ter inventado. Aliás gostaria que esses senhores se referissem a obras que de facto tenham efectuado e não obras feitas por outras empresas e marcas de relva. Aliás quando esses senhores referem o campo de BRAGA, gostaria de saber qual é . Devem estar a referir-se ao da Academia do SC Braga, mas essa mais uma vez nem por eles foi feita. Nem aliás nenhum dos outros exemplos que referem...É triste quando dão exemplos de campos de futebol onde o sistema está instalado e nenhum desses campos tem esse sistema. Está tudo dito acerca da credibilidade destes senhores. Tenham vergonha e não inventem notícias só para aparecer.. com mentiras. Porque de facto o sistema que dizem ter inventado está instalado em ZERO campos de futebol no MUNDO...
  • FILIPE COSTA
    24 jul, 2018 COIMBRA 08:22
    UI....afinal caiu-lhe a máscara....tanta mentira junta....um senhor que foi corrido de uma marca de nível mundial a dizer que inventa um sistema inovador e que já está instalado em diversos campos....ui em NENHUM... ainda não aprendeu que não é com mentiras que consegue singrar no mundo dos negócios. No mundo da relva já toda a gente o conhece e não é pelos melhores motivos....TRISTEZA este senhor....o outro aprendeu depressa...
  • Fernando Costa
    23 jul, 2018 Fundão 07:54
    Enviaram-me agora o link para ler a notícia. É só rir..... Instalado em muitos campos. AHAHAHAHHHAH, em nenhum dos que referem.... é triste e lamentável que estes senhores façam publicidade recorrendo a exemplos de obras em que nenhuma foi feita por estes senhores e por esta empresa. Para eles a mentira vale tudo....Tudo mesmo. Não inventaram sistema nenhum,copiaram e mal, pois nem isso sabem fazer, não está instalado em nenhum campo, aliás e ainda por cúmulo....NEM FORAM ELES QUE CRIARAM ESTA EMPRESA COMO REFEREM...TRISTES É o que eles são... A unica coisa que inventaram foi ficar com o dinheiro dos clientes... Vejam os processos que têm em tribunal e tirem as vossas conclusões. Os belgas já sabem quem são, os turcos estão lá perto....
  • João Nuno
    21 jul, 2018 Covilhã 18:27
    INOVADOR, eles nem copiar sabem.....de facto só quem não conhece os artistas é que pode acreditar nesta falsa notícia..... Um nem sabe quanto são 2 2 e o outro nem engenheiro é... Tenham vergonha na cara e deixem-se de se fazer passar por quem não são. Paguem mas é a quem devem.........
  • Bruno Peres
    19 jul, 2018 VILA REAL 16:54
    Fartei-me de rir ao ler esta notícia. RELVADO INOVADOR, só se for o facto de ficarem com o dinheiro dos clientes, e não fazerem as obras... mas a justiça está em andamento...De facto para estes senhores a inovação é ficar com o dinheiro dos clientes e não fazerem as obras..MERCADO DIXIT
  • João Filipe
    19 jul, 2018 Leiria 16:46
    Nunca na vida vi tanta mentira junta para promover 2 artistas. Tenham vergonha de dar entrevistas unicamente a dizer mentiras. Paguem a quem devem e que não é pouco.
  • Miguel Santos
    18 jul, 2018 Porto 08:12
    Uma FAKE NEW usada para promover 2 artistas... Sem Comentários a tanta falta de carácter

Destaques V+