21 jul, 2018 - 16:03
O Ministério do Planeamento e Infraestruturas confirma que “o Governo e a CP estão a trabalhar no ajustamento dos horários”. Em comunicado, o Governo reage às várias notícias que dão conta da redução de ligações de comboios um pouco por todo o país.
Depois da Renascença ter noticiado que será suprimido o primeiro Alfa Pendular da manhã entre Lisboa e Porto, este sábado o Diário de Notícias avança que a CP se prepara para cortar nas viagens das linhas de Sintra e de Cascais, com menos ligações nas horas de ponta.
Também a Linha do Oeste irá sofrer alterações, deixando de haver comboio direto entre Caldas da Rainha e Coimbra.
Sem esclarecer quais os ajustamentos que estão a ser estudados, o Governo sublinha que as alterações aos horários serão feitas “atendendo ao equilíbrio entre a oferta e a procura e as condicionantes sazonais”, de forma a que “possam ser garantidos níveis adequados de serviço, especialmente nas ligações e nos períodos de maior procura, como são as linhas suburbanas e as horas de ponta”.
Segundo o site da CP, na Linha de Cascais, na hora de ponta, os comboios passarão a partir de 15 em 15 minutos, em vez da frequência de 12 minutos. Também na ligação entre o Cais do Sodré e Oeiras serão suprimidos dois comboios por hora no período de maior afluência.
Já a ligação entre Mira Sintra-Meleças e Rossio passará a ser feita de meia em meia hora, em vez de ser a cada 20 minutos, como até agora.
Na Linha do Oeste, além do fim do comboio direto entre Caldas da Rainha e Coimbra, haverá menos viagens entre Leiria e Mira Sintra-Meleças e entre as Caldas da Rainha e Santa Apolónia.