29 jul, 2018 - 11:09
Ao longo de 28 anos, no prédio de Alfama comprado pelo vereador do Bloco de Esquerda Ricardo Robles e pela irmã, funcionou o “Pão com Manteiga”, um pequeno café onde trabalhavam cinco pessoas. Com as obras que o co-proprietário mandou fazer, o dono, de 63 anos, decidiu atencipar a reforma. Os outros quatro funcionários acabaram por ficar sem emprego.
De acordo com o relato deste antigo inquilino, citado pelo Correio da Manhã mas que não quis ser identificado, o despejo foi decretado por ordem do tribunal, e depois de lhe ter sido apresentada uma atualização de renda e um pedido de libertação de um “quarto de arrumos do pessoal”
“Quis aumentar-me a renda de 270 euros para 400 euros, com a condição de eu sair do andar de cima. E como não aceitei, ele [Ricardo Robles] colocou-me uma ação de despejo que foi concretizada em Outubro de 2016”, disse o proprietário ao diário.
É este inquilino que está a discutir em tribunal o pagamento de uma indeminização de 120 mil euros relacionadas com as intervenções que fez no café ao longo de 28 anos.
“Os últimos tempos que passei no café foram difíceis. Pela pressão de ter de sair e pelas obras de remodelação. Havia sempre muito ruído e muito pó. Fiquei muito desgastado e decidi ir para a reforma”, contou.
Ricardo Robles confirma o pedido de indemnização e o processo que decorre em tribunal, e acrescenta que, apesar “das obras no café”, o prédio estava em mau estado e representava um “perigo” para a segurança do casal que lá morava.
Ouvido pelo Correio da Manhã, Robles diz que o dono do “Pão com Manteiga” não aceitou suspender a atividade enquanto decorriam as obras e que já o indemnizou pela saída do local.