Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Vir é ajudar". Turismo solidário em Oliveira do Hospital

01 ago, 2018 - 12:19 • Liliana Carona

No concelho onde houve mais mortos nos incêndios de outubro, os hotéis ficaram literalmente "às moscas". Melhoria começou em dezembro e para este mês prevê-se casa cheia em grande parte das unidades. No dia 4 de agosto chega um turista especial: Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

É um hotel que se assemelha a uma pequena aldeia, dentro de outra aldeia, apartamentos independentes, nas Caldas de S. Paulo. Aceitamos fazer uma experiência, proposta logo à entrada, no Aqua Village Health Resort e Spa, inaugurado ainda não fez dois anos, em Oliveira do Hospital.

O convite do proprietário do espaço, Francisco Cruz, é que experimentamos o duche Vichy e façamos uma comparação: “Sinta a textura da sua pele antes e depois de passar na água termal, que tem particularidades muito interessantes no tratamento de doenças de pele, porque tem uma quantidade significativa de sílica.”

Sentimos de imediato a pele mais macia, mas queremos perceber outras diferenças. Os incêndios de outubro que impacto causaram? Francisco Cruz ainda se lembra bem dos negros dias. “45 dias de 15 de outubro a 30 de novembro, às moscas, um impacto muito violento”, entristece-se, acrescentando que ele próprio teve de acalmar os clientes no fatídico dia 15 de outubro, tendo hoje uma placa à entrada do hotel oferecida por um dos turistas que apoiou naquele dia.

De estar às moscas, a unidade de luxo passou a estar quase lotada para o mês de agosto. E não é o único na região. O vereador do turismo, José Rolo, fala numa acertada lógica de comunicação. “Vir é ajudar, uma forma de captação de público pela solidariedade, antes era: venha e descubra Oliveira, o Interior, agora é: venha ajudar”; assume, dizendo, que já se vêem os resultados.

E se a lógica de comunicação não for suficiente, há as ofertas aos olhos de todos. No Aqua Village, por exemplo, há um equipamento único no país: “Se o experimentar", garante Francisco, "pode dizer adeus à celulite.”

Já no exterior da unidade, pode estar a ser massajado com mel durante 90 minutos. “Até um favo de mel natural tem”, aponta o responsável para a gota em suspensão no exterior do hotel. Pode ainda tomar banho na varanda do quarto. Sim, ouviu bem, na varanda e sem mirones. “É a nossa cereja no topo do bolo, serviço diferenciador, com privacidade garantida a qualquer hora do dia ou noite”, assegura.

Os Luxury Travel Awards concordam e, em 2018, consideraram o Aqua Village Health Resort e Spa o melhor hotel de luxo para famílias de toda a Europa. Os preços confirmam-no: ”Na ordem dos 150 euros por noite, porque temos produtos únicos, o queijo da Serra servido ao pequeno almoço”, exemplifica.

Ali, no que restou intocável no verdadeiro pulmão que é o Vale do Alva, há este hotel pouco convencional e outros pequenos luxos disponíveis na localidade mais afetadas pelos incêndios de outubro passado.

Outras sugestões para explorar o concelho com o maior número de vítimas mortais nos fogos de outubro passam por visitar a Feira Moçárabe, a decorrer nos dias 10 11, 12 agosto, e apanhar banhos de sol e de mar na praia de Alvoco, com bandeira azul e bandeira de ouro, em reconhecimento de 5 anos com qualidade de água nível excelente.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+