Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Risco de incêndios. Primeiro SMS da Proteção Civil reencaminha população para número errado

02 ago, 2018 - 09:42

Mensagem distribuída esta quinta-feira alerta para o risco extremo de incêndio rural em Beja e Faro.

A+ / A-

Houve um percalço na primeira vez que a Autoridade Nacional de Proteção Civil usa o sistema de alerta por mensagem de telemóvel em caso de emergência. O SMS aconselhava as pessoas que estão nos distritos de Beja e de Faro a ligar para uma empresa de reparação de vidros nos automóveis.

A mensagem distribuída na manhã desta quinta-feira alerta para o risco extremo de incêndio rural naqueles dois distritos e, além de pedir aos destinatários das mensagens para estarem atentos, aconselha-os a ligar para o número de emergência 808 246 246 em caso de dúvidas. Podem ainda consultar a página da ANPC.

Contudo, o número correto é o 800 246 246 e a Proteção Civil já enviou nova mensagem com o algarismo corrigido.

O sistema está a ser inaugurado esta quinta-feira e só tinha sido testado uma vez, no exercício Montemuro 18, em maio. Nessa ocasião, 90% das mensagens chegaram aos destinatários nas primeiras duas horas após o envio, de acordo com um esclarecimento emitido pelo do Ministério da Administração Interna.

A rapidez do envio que se está a verificar esta manhã parece desmentir a manchete do "Jornal de Notícias", segundo a qual estas mensagens de SMS demorariam 12 horas a chegar ao destinatário.

O Governo declarou "situação de alerta" em todo o país, a partir desta quinta-feira e até segunda-feira, por causa do aumento significativo do risco de incêndio florestal e das temperaturas. A situação implica a implementação de várias medidas de caráter excecional, anuncia o Ministério da Administração Interna.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, ativado por causa do calor, às regiões de Lisboa e Setúbal, elevando para 11 os distritos onde são esperadas temperaturas extremas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    02 ago, 2018 aveiro 16:00
    Se não fosse grave dava para rir, mas como diz o Sr. Americo, que mais comentar????............ Espero só que não haja grandes catástrofes !
  • anónimo
    02 ago, 2018 portugal 11:47
    Durante este último ano tem sido um festival de opiniões de papagaios espertos na conquista de lugares que lhes deem rendimento chorudo. Tem sido uma algazarra desenfreada na caça ao dinheiro por todos os meios. Já se pagava milhões com o aluguer de helicópteros e aviões; obrigou-se e continua-se a obrigar a gastar dinheiro a quem o não tem, gente com miseráveis pensões de reforma a gastarem os parcos euritos que tinham na limpeza de uns quintais que herdaram dos seus antepassados (TERRORISMO DE ESTADO). Falou-se na enorme despesa que se fazia com o aluguer dos helicópteros e aviões mas pelo que se vê, creio que estão agora a gastar muito mais. Culpou-se tudo e todos pelos fogos, mas resultados e incendiários presos, sobretudo os grandes (?) nada. Ainda agora vamos a meio da missa e quantos incêndios já houve ? Tantos meios para o combate aos fogos, com quase metade da população a comer e muitos a comer à grande nos serviços de Proteção Civil ( comandos, bombeiros, GNR, exercito e não sei que mais - há-de sempre aparecer um tacho para amigo) e o ZÉ a ter de pagar para tanto "TRABALHADOR !!!! ". Mas os fogos por aí andam e não venham com o fado da falta de limpeza, até porque a limpeza dura pouco, a não ser que queiram pôr o ZÉ a varrer os quintais todos os dias e nada mais façam, então alcatroem todo o país e se acabe com o verde. País de CHULOS sem escrúpulos que sugam os ossos do povo. O POVO ESTÁ NAS MÃOS DE TERRORISTAS.
  • Americo
    02 ago, 2018 Leiria 10:06
    Comentários ? Para quê ? É o País que temos.

Destaques V+