14 ago, 2018 - 10:17
A partir desta terça-feira, a Segurança Social disponibiliza quatro linhas telefónicas específicas para apoiar as populações afetadas pelo incêndio de Monchique.
"Na sequência do incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de agosto, e do acompanhamento social prestado às populações afetadas, a Segurança Social disponibiliza a partir de hoje linhas telefónicas específicas de apoio, para informação genérica e encaminhamento/agendamento de atendimento", afirma o instituto em comunicado.
Para os moradores residentes no concelho de Monchique está disponível o número 300 518 518 e para os de Odemira o número 300 512 950.
Quem residir no concelho de Portimão tem à disposição a linha telefónica 300 515 290, enquanto para os moradores no concelho de Silves está disponível o número 300 516 050.
Este serviço telefónico está disponível nos dias úteis, entre as entre as 9h00 e as 17h00, informa o Instituto da Segurança Social (ISS).
O incêndio rural de Monchique (distrito de Faro, Algarve), combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na sexta-feira (dia 10) de manhã, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).
Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).
A última atualização disponibilizada pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), diz que as chamas destruíram perto de 27 mil hectares.
O incêndio que lavrou durante oito dias em Monchique provocou prejuízos em habitações e infraestruturas municipais de cerca de 10 milhões de euros, indicou o presidente da Câmara à agência Lusa.