23 ago, 2018 - 22:20
A EDP tem sido negligente em Monchique. A acusação é do presidente da Câmara.
Em causa o incêndio desta quinta-feira na localidade de Nave que já foi, entretanto, dominado.
Rui André garante que na origem das chamas esteve um cabo de baixa tensão. O autarca afirma que, apesar dos avisos, a empresa tem falhado na manutenção das linhas elétricas.
“Em vários sítios do concelho temos problemas desta natureza. Neste local é a terceira vez que acontece uma ignição provocada por estes fios. É mesmo negligência. Já tínhamos dito à EDP várias vezes que esta é uma zona em que recorrentemente acontece isto e a EDP até agora não fez nada”, refere.
A Renascença já contactou a EDP que, através de fonte oficial da EDP Distribuição, respondeu que “a EDP Distribuição assegura a limpeza e a manutenção das faixas de proteção das linhas elétricas de Alta e Média Tensão. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu 25 milhões de euros na limpeza e manutenção de 40.000 Km de rede aérea de AT e MT, em todo o país.
Já no que respeita à limpeza de vegetação que interfira com as redes de Baixa Tensão, instaladas na generalidade na berma de estradas, caminhos ou arruamentos urbanos, a responsabilidade não é da EDP Distribuição, mas sim de proprietários e outras entidades.
Não obstante, a EDP Distribuição mantém vigilância regular sobre as suas redes e zela pela correta manutenção das linhas elétricas. Sempre que é identificado ou comunicado à empresa situações de risco nas linhas de Baixa Tensão, a empresa procede à intervenção pontual da zona identificada.
Exemplo disso é a intervenção das equipas da EDP Distribuição, nesta última semana, na zona de Monchique, em árvores não protegidas, próximas de linhas elétricas de Baixa Tensão. Adicionalmente, e na mesma zona, a empresa fez um pedido ao ICNF para podar árvores protegidas em 14 locais”.
[atualizado às 00h23 com a resposta da EDP]