28 ago, 2018 - 17:55 • Ângela Roque
A Cáritas Portuguesa e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) vão promover mais uma recolha de material escolar nos próximos dias 1 e 2 de setembro para ajudar os alunos carenciados.
Eugénio Fonseca explica à Renascença que esta campanha foi lançada há três anos para dar resposta aos pedidos de ajuda de cada vez mais famílias, que nesta altura do ano não conseguem fazer face às despesas de educação dos filhos.
“A campanha tem como objetivo proporcionar às crianças que frequentam o ensino e tenham dificuldades económicas, de poderem ter acesso ao material necessário, cadernos, esferográficas, lápis, borrachas e até mochilas”, explica.
“Apesar do Governo ter disponibilizado gratuitamente os livros, o material de desgaste é aquele onde as famílias investem muito ao longo do ano”, sublinha o presidente da Cáritas.
Eugénio Fonseca lembra que a Ação Social Escolar, tal como existe, também não consegue dar resposta a todas as necessidades, porque “o nível em que se situam os escalões desse apoio escolar é de tal ordem que tem de se ser mesmo muito, muito pobre, para se poder aceder a esse tipo de apoio escolar. E nós sabemos que as famílias hoje, só nos compromissos com as rendas de casa ou mensalidades na aquisição de casa, fazem investimentos que já ultrapassam as possibilidades, e depois tem que se dar lugar à alimentação e à saúde”.
Mas, para Eugénio Fonseca, a educação “não pode ficar de forma nenhuma posta de parte”, porque “a instrução escolar tem um papel importante, até como forma de superar a pobreza”.
A campanha, que conta com o apoio da Missão Continente e das Farmácias Portuguesas, intitula-se “Para que eles não levem falta”, porque outro dos seus objetivos é combater a diferenciação entre os alunos causada pelas dificuldades financeiras. “Quem de nós não teve, ao longo do seu percurso escolar, uma falta de material? Mas quando essa falta se fica a dever à falta de recursos financeiros para ter as coisas, isso deixa marcas”, refere Eugénio Fonseca, que agradece toda a ajuda que os portugueses possam dar.
Em 2017 os mais de 300 mil produtos escolares angariados foram distribuídos pela Cáritas a 6.300 crianças. No ano anterior os bens recolhidos ultrapassaram os 285 mil, beneficiando 5.900 alunos. Este ano a recolha de material vai decorrer dias 1 e 2 de setembro nas lojas Continente aderentes, com a ajuda de centenas de voluntários, de grupos paroquiais de ação social e de outras organizações.
Os pormenores da campanha estão disponíveis no site www.caritas.pt e www.iacrianca.pt