Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP contra intromissão da UE na mudança da hora

31 ago, 2018 - 16:25

“Cada Estado, a começar pelo nosso País, deve ter o poder soberano de fixar a hora de acordo com os seus interesses específicos", defende o partido liderado por Jerónimo de Sousa.

A+ / A-

O Partido Comunista Português (PCP) deixa duras críticas à intenção da Comissão Europeia de propor o fim da mudança da hora, com base num inquérito respondido por 4,6 milhões de pessoas.

“A pretensão anunciada pela Comissão Europeia de propor o fim da mudança da hora, a coberto de uma suposta consulta pública, invocando razões de interesse ‘do mercado interno’ e comércio transnacional é expressão, mesmo em matérias como esta, de conceções federalistas inaceitáveis”, acusa o PCP, em comunicado.

O partido liderado por Jerónimo de Sousa contesta o inquérito que serve de argumento para a proposta do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“O argumento usado pelo presidente da Comissão Europeia de que ‘quando se consulta os cidadãos sobre algo, convém de seguida fazer aquilo que desejam’ só pode ser lido como exercício de cinismo”, refere o PCP.

Para os comunistas é “conhecido o desrespeito da União Europeia pela vontade expressa pelos povos, como historicamente se verificou, e verifica, seja em referendos nacionais, como sucedeu na Dinamarca, na Irlanda ou na Grécia”.

A concluir, o PCP defende que deve ser Portugal a determinar se quer ou não manter a mudança da hora.

“Cada Estado, a começar pelo nosso País, deve ter o poder soberano de fixar a hora de acordo com os seus interesses específicos, a sua geografia, ritmos e organização de vida individual e coletiva, que nos planos social, cultural e económico, melhor correspondam às necessidades de cada Povo”, rematam os comunistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tutano Kamon
    06 set, 2018 08:02
    Mas teremos de gramar com estes dinossauros até quando? Irra...
  • joaquim
    02 set, 2018 odemira 09:15
    Espero bem que Portugal não seja seguidista e ouça os especialistas no assunto quanto à poupança de energia e à saúde...
  • FERNANDO MACHADO
    01 set, 2018 PORTO 13:21
    Já dizia do Doutor Salazar: quem não é por mim, é contra mim. Deste modo, o partido comunista (o comunismo foi eliminado na defunta urss), mas continua nesta pequena nação a opinar. Senhor Professor Doutor Engenheiro Jerónimo: aproveite a onda de reformas a partir dos sessenta, e descanse que já merece.
  • Anónimo
    31 ago, 2018 18:37
    E os interesses de Portugal consistem em ter uma hora consistente com o resto da Europa. Não faz sentido hoje ser uma hora a menos que em Espanha e daqui a uns meses serem duas horas a menos. Oponho-me à intromissão da UE em muitas coisas mas, ó senhores do PCP, vamos a ter juízo.
  • Antonio Gil
    31 ago, 2018 Lisboa 17:18
    Este tipo está permanentemente contra tudo. Já toca a rédeas do ridículo, ninguém o poderá levar a sério. Oh ti Jerónimo já estamos no sec. XXI.
  • Antonio Gil
    31 ago, 2018 Lisboa 17:14
    Manutenção da hora de Verão, peca só por ser arde. Há muito defendo esta proposta da C. E. Espero que seja desta-

Destaques V+