Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Relação médico-doente candidata a património da UNESCO? Governo apoia a ideia

04 set, 2018 - 12:24

O ministro da Saúde diz que a ideia é original, mas vai apoiar a Ordem dos Médicos nesta candidatura.

A+ / A-

O Governo vai dar todo o apoio à proposta lançada pela Ordem dos Médicos, que quer candidatar à UNESCO a relação entre médico e doente como Património Imaterial da Humanidade.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, diz que se trata de "uma ideia original", mas garante que o Executivo vai apoiar a Ordem nesta candidatura.

"É um processo complexo e difícil", reconhece o ministro, admitindo que "terá que envolver o Governo".

Campos Fernandes adianta, ainda, que o Presidente da República também apoia a proposta. "Achamos que é uma ideia original, que honrará o país e que fará justiça àquilo que é uma das relações historicamente mais importantes na transformação da sociedade, que é a relação entre os profissionais de saúde e os doentes."

A ideia de candidatar a relação médico-doente a património imaterial da humanidade partiu inicialmente da ordem dos médicos de Espanha e conta contou desde logo com o apoio dos médicos portugueses.

Lei de bases da saúde discutida este mês

O ministro falou aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo com a Ordem dos Médicos, em Lisboa, tendo avançado, também, que o documento da nova lei de bases da saúde, coordenado por Maria de Belém Roseira, lhe foi entregue na segunda-feira.

Adalberto Campos Fernandes garante que a proposta será discutida e aprovada ainda durante o mês de setembro, em Conselho de Ministros, e seguirá para a Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    04 set, 2018 aveiro 16:12
    ?????????????.............. E a relação dos outros profissionais de Saúde com o Utente hospitalizado ou em consulta visto por enfermeiras ou outras valências ????? ............ Um pouco de serio não faria mal nenhum !!!!!!

Destaques V+