Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Abandono escolar é o mais baixo de sempre

06 fev, 2019 - 12:25

Em 2018, 11,8% dos alunos deixaram precocemente a escola. No ano anterior, tinham sido 12,6%.

A+ / A-

A taxa de abandono escolar alcançou o mínimo histórico em 2018, atingindo 11,8% dos alunos. Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto nacional de Estatística, e compara com os dados de 2017, que atingiram 12,6%.

O Ministério da Educação congratula-se com esta descida, refirmando que “abandono escolar constitui uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português, com impactos profundos também ao nível do crescimento económico e da igualdade de oportunidades”.

Em comunicado, o ministério afirma que a redução do abandono escolar é um dos principais objetivos desta legislatura e recorda alguns dos instrumentos criados com a finalidade de o atingir. Por exemplo, o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o Apoio Tutorial Específico, para os alunos em situação de insucesso e em risco de abandono.

O ministério de Tiago Brandão Rodrigues conclui, no entanto, que “enquanto houver jovens que abandonam a escolaridade obrigatória, este trabalho não está concluído”. E por isso, está determinado a reforçar a aposta nas medidas, que tiveram início nesta legislatura, e que têm contribuído para esta diminuição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+