Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo

Chuva forte provoca inundações em moradias e obstrução de estradas nos Açores

24 fev, 2019 - 22:53 • Lusa com Redação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou todas as ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, vento e trovoada.

A+ / A-

A chuva forte que se fez sentir este domingo à tarde nos Açores provocou inundações em moradias, obstrução de estradas e derrocadas, revelou fonte da Proteção Civil.

Segundo explicou o vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPVBA), Osório Silva, foram registadas, ao todo, cerca de 30 ocorrências no arquipélago, principalmente nas ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

"Tivemos 12 inundações em moradias, das quais seis em Angra do Heroísmo, uma na Praia da Vitória, três nas Velas, em São Jorge, e duas em São Roque do Pico", adiantou Osório Silva, indicando que não foi necessário, no entanto, proceder ao realojamento de nenhuma das famílias afetadas.

As outras ocorrências registadas pela Proteção Civil açoriana estão relacionadas com inundações e obstruções de estradas, derrocadas e quedas de árvores, que provocaram apenas danos materiais, mas que não causaram danos pessoais.

Segundo o vice-presidente do SRPCBA, estas ocorrências resultam, em grande parte, do facto de os solos estarem encharcados, devido às chuvas fortes dos últimos dias, provocadas pela passagem pelo arquipélago da depressão Kyllian.

"A Proteção Civil acionou a sua 'sala de situação', o que permitiu acompanhar de perto todas estas ocorrências, que já foram, entretanto, resolvidas", adiantou Osório Silva.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) colocou todas as ilhas dos Açores sob aviso amarelo, até à meia-noite de hoje (01h00 em Lisboa), devido à previsão de chuva forte, vento e trovoada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+