19 mai, 2019 - 14:24 • Daniela Espírito Santo
A modalidade de voto antecipado foi modificada e, pela primeira vez, nestas eleições europeias é possível a qualquer cidadão votar antecipadamente sem constrangimentos.
Mais de 19.500 pessoas inscreveram-se, entre os dias 12 e 16 de maio, para votar antecipadamente, sendo Lisboa o distrito com mais pedidos, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI).
No Porto e em Lisboa, centenas de pessoas aguardam, este domingo, em longas filas, para conseguirem exercer o direito ao voto nestas europeias. Os tempos de espera chegam a ultrapassar a meia hora.
O processo de votação é diferente do habitual. Os votos não são colocados numa urna, mas antes guardado em envelopes, que depois serão selados e enviados para os locais onde, no próximo domingo, decorrerá a votação geral.
Lisboa é o distrito com mais pedidos de voto antecipado em mobilidade (8.851), seguido pelo Porto (3.014) e Coimbra (1.114). O distrito em Portugal continental onde menos pessoas solicitaram o voto antecipo foi Bragança, com 97 pedidos.
Em relação às regiões autónomas, a ilha da Madeira foi a que registou mais pedidos de votação antecipada (515), seguida pela ilha de São Miguel (316), nos Açores.