Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Airbus admite falhas nos aviões A330neo da TAP

15 jul, 2019 - 10:00 • Redação

As primeiras queixas públicas surgiram em julho, mas a carta enviada pela Airbus, que admite falhas nos A330 Neo, tem a data de 7 junho.

A+ / A-

O fabricante francês Airbus admite que detetou problemas com o óleo no motor e no sistema de ar condicionado nos novos A330neo comprados pela TAP.

O reconhecimento destes problemas técnicos consta de uma carta, a que o "Jornal de Notícias" teve acesso.

Na origem dos maus cheiros detetados nos aviões estão pequenas gotas de óleo libertadas no arranque do motor e o sistema de ar condicionado. Em relação às náuseas, vómitos e desorientação sentidas pelos passageiros, estas queixas continuam sem reposta do fabricante.

A carta enviada pela Airbus à TAP tem a data de 7 de Junho, três semanas antes de a companhia ter garantido que não havia qualquer risco associado aos novos aviões.

Num comunicado interno enviado aos tripulantes, no dia 11 de julho, a TAP garantiu que efetuou testes a bordo dos novos A330neo e que não tinham sido encontradas a bordo "quaisquer substâncias que possam constituir um perigo para a saúde dos tripulantes e dos passageiros", nem "registo de insuficiência de oxigénio".

No mesmo texto, a TAP deu conta de uma carta da Airbus, em que a empresa dizia estar a acompanhar a situação e rejeitou ligações entre as náuseas e os odores.

No texto enviado pela Airbus lê-se que, durante o voo, a empresa identificou que “o arranque do motor poderia gerar odores na cabina” e explica que numa utilização contínua, superior a 100 segundos, “algumas gotas de óleo poderiam ser libertadas no compressor de alta pressão”, o que provocaria “cheiro a óleo durante a fase de táxi, descolagem e subida”.

A Airbus também comunicou que “durante as primeiras fases de serviço, o sistema de ar condicionado foi identificado como outra fonte de odores”.

A empresa afirma que já adotou medidas mitigadoras do efeito, mas acrescenta que “apesar destas duas origens terem sido solucionadas, os relatórios indicam que os odores ainda estão presentes”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maribel Borges Vasconcelos
    12 ago, 2019 Porto Alegre 02:36
    Voei de Lisboa para Porto Alegre em 30/07/2019, durante o voo, mais para o final, senti falta de ar e um cheiro estranho , semelhante a óleo de arroz. A dificuldade para respirar durou alguns minutos. Por um momento fiquei preocupada, mas achei que não tinha motivo para tanto. Entretanto ao desembarcar ouvi outras pessoas relatando o mesmo mal estar e o cheiro, que também foi sentido. Hoje, diante das notícias, não voaria mais nos aviões da TAP. Espero que providências sejam tomadas para evitar males maiores.

Destaques V+