23 jul, 2019 - 13:03 • Cristina Nascimento
O incêndio de Mação está dominado. A informação foi avançada esta terça-feira pela Proteção Civil na conferência de imprensa realizada pelas 13h00, no posto de comando instalado na Escola Secundária da Sertã.
"Todo o perímetro do incêndio está dominado e entrou em resolução", disse aos jornalistas Luís Belo Costa, comandante operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul (CADIS).
"A grande dificuldade do combate às chamas esteve relacionada com a orografia do terreno", acrescentou.
Ainda assim, o comandante advertiu que "é natural que durante a tarde se verifique alguns reacendimentos durante a tarde".
No teatro de operações mantêm-se 1.085 operacionais, apoiados por 328 viaturas e cinco meios aéreos.
Na mesma conferência de imprensa, o INEM fez também um novo balanço sobre as ocorrências registadas. De acordo com o serviço de urgência médica, desde o início deste incêndio foram assistidas 41 pessoas, das quais 17 feridos, um deles com gravidade e 16 ligeiros.
O ferido grave está internado no Hospital de São José, em Lisboa, e o seu estado de saúde está "a evoluir favoravelmente".
Agora que os incêndios nos distritos de Castelo Branco e Santarém estão dados como dominados, o ministro da Administração Interna prepara-se para visitar os vários concelhos afetados, e os postos de comando operacional que foram sendo instalados desde sábado.
Eduardo Cabrita vai estar a partir das 15h00 tarde na zona Industrial de Cardigos, onde está montado um desses postos de comando, e vai passar também por Vila de Rei e pela Sertã.
O ministro da Administração Interna acompanhou à distância o combate aos incêndios, cumprindo dessa forma a recomendação dos vários relatórios sobre os incêndios de 2017, que dizem que a presença de políticos no local pode ser um fator de distração.
[notícia atualizada às 14h44]