26 jul, 2019 - 18:36 • Redação
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) recebeu denúncias sobre o “youtuber” Hugo Strada, de 36 anos, e reencaminhou-as para a Procuradoria Geral da República, que instaurou, entretanto, um inquérito ao caso.
Segundo a CNPDPCJ, em causa estão “situações que podem consubstanciar perigo”, uma vez que o Hugo Strada é, desde 2008, o líder e gestor de um grupo, a Team Strada, que produz conteúdos de entretenimento para o YouTube – onde tem 189 mil seguidores –, apresentando-se igualmente em eventos públicos, sendo muitos dos colaboradores da Team Strada ainda menores de idade.
A polémica em torno do grupo adensou-se na passada sexta-feira, quando os elementos da Team Strada estiveram presentes no programa “Curto Circuito”, da SIC Radical, para apresentar um novo projeto, uma “escola de influencers”, como Hugo Strada a apelidou. Nesse programa, o líder do grupo acabaria por beijar um menor de 17 anos, conhecido por “Dumbo”, nos lábios.
Não tardariam a surgir relatos nas redes sociais bastante críticos de Hugo Strada, apontando comportamentos impróprios do “youtuber” em vídeos com menores do grupo que lidera, sendo igualmente partilhadas fotografias em que é denunciada uma proximidade física excessiva deste para com fãs menores em sessões de autógrafos e eventos públicos.
Da mesma forma, outros ex-membros da Team Strabe utilizaram as redes sociais para denunciar situações de assédio moral por parte de Hugo, havendo igualmente relatos na internet de alegadas situações de extorsão e burla.
— João Sousa 💖🦋 (@joaosousayt) 24 de julho de 2019
A Team Strada, que ainda com outro nome funcionava como uma espécie de agência que organizava festas temáticas sobre Justin Bieber, define-se oficialmente como “um projeto criado pelo manager Hugo Strada com o objetivo de reunir os seus agenciados numa grande aventura”.
No Instagram, em reação à polémica dos últimos dias, Hugo Strada publicou um comunicado onde se diz alvo de difamação, garantindo que vai “encaminhar o assunto para que sejam tomadas as medidas legais para repor a verdade”.
"Estando eu e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põem em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas as medidas legais para repor a verdade", prometeu o "youtuber" de 36 anos. "Repudio qualquer acusação que me tem sido feita."
Na quinta-feira, a CNPDPCJ esclareceu que nenhuma das denúncias feitas contra Hugo Strada seguiu, como habitualmente, para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), “pois o local de residência dos visados é desconhecido”. Por esse motivo, o caso foi reencaminhado para o Ministério Público.