Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Incentivos para compra de carros elétricos estão esgotados. Zero pede reforço das verbas

08 set, 2019 - 23:08 • Lusa

Dotação global do Fundo Ambiental para 2019 para incentivos à aquisição de veículos de baixas emissões é de três milhões de euros.

A+ / A-

A associação ambientalista Zero defende que o Governo deve reforçar as verbas do Fundo Ambiental alocadas a incentivos à compra de veículos elétricos por particulares e empresas, que já esgotou as provisões para este ano.

"De acordo com os dados mais recentes do Fundo Ambiental, o limite de incentivos para veículos ligeiros 100% elétricos quando ainda faltam cerca de quatro meses para o final do ano está esgotado. O número de candidaturas por validar (436), excede em muito o orçamento disponível. No limite, se todas as candidaturas forem de pessoas coletivas (incentivo de 2.250 euros ao contrário de 3.000 euros no caso de pessoas singulares), o máximo a abranger serão mais 75 veículos. A Zero considera assim que deveria haver um ajustamento nos valores do Fundo Ambiental para suportar todas as candidaturas válidas que sejam apresentadas ainda este ano", lê-se num comunicado da associação ambientalista divulgado este domingo.

No comunicado em que dá conta das conclusões de um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, o qual aponta para a venda de um milhão de veículos elétricos mais baratos na Europa em 2020, a associação recorda que o Governo português anunciou o fim da venda de veículos de combustão interna a partir de 2040, mas defende que "é possível antecipar esta data através da eletrificação das frotas públicas (incluindo transportes públicos), "carros de empresa" e táxis, e da revisão dos incentivos e benefícios fiscais para compensar a compra de veículos de emissões zero e penalizar os veículos mais poluentes, além de facilitar a instalação de postos de carregamento em casa e no trabalho".

"Estas são medidas importantes para descarbonizar o transporte rodoviário", reitera a Zero.

No final de agosto o jornal "Público" noticiou que já tinham sido atribuídos apoios para a compra de 988 veículos elétricos ao abrigo dos incentivos do Fundo Ambiental, representando uma utilização de 99% das verbas disponíveis, que previam financiar 1.000 candidaturas.

Citando informações prestadas pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, das 988 candidaturas aprovadas até à data 684 eram de empresas e 304 de particulares.

A dotação global do Fundo Ambiental para 2019 para incentivos à aquisição de veículos de baixas emissões é de três milhões de euros.

Só os veículos com um preço máximo de compra de 62.500 euros são elegíveis para estes apoios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+