25 set, 2019 - 08:19 • Redação
As 11 escolas do Agrupamento Escolar de Canelas, em Vila Nova de Gaia, estão fechadas esta quarta-feira por falta de funcionários.
Dos 1. 067 funcionários que o Governo anunciou que poderiam ingressar no arranque deste ano letivo couberam dois ao agrupamento de Canelas. Contudo, o diretor do agrupamento diz será insuficiente para garantir a segurança dos alunos.
“O que o agrupamento de Canelas está a pedir são as 14 baixas que existem, das quais oito estão com baixas prologadas, juntas médicas e até uns aguardam aposentação. Essas oito pessoas temos a certeza de que nunca vão voltar à escola…e é a sua substituição que estamos a pedir”, esclarece Artur Vieira.
Entretanto, o mesmo responsável, confirma que o agrupamento já recebeu luz verde do Ministério da Educação para contratar dez tarefeiros a tempo inteiro.
Em maio, Artur Vieira descreveu à agência Lusa que o número de auxiliares de ação educativa atribuído a todo o agrupamento era de 56, faltando 13, sendo que a escola sede absorvia 21.
Para esta manhã está marcado um plenário com todos os funcionários do agrupamento.
O Agrupamento de Escolas de Canelas, no concelho de Gaia, distrito do Porto, reúne 11 estabelecimentos escolares de vários graus de ensino, entre os quais a escola sede que tem cerca de 1.500 alunos.