Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Dezenas de municípios juntam-se em defesa pelo clima

27 set, 2019 - 08:16 • Lusa com Redação

Semana de ação global termina esta sexta-feira com greve geral e manifestações.

A+ / A-

Portugal junta-se esta sexta-feira a mais de uma centena de países que se mobilizam em iniciativas pelo ambiente. Os organizadores apelam a greve às aulas, ao trabalho e ao consumo, numa tentativa de alertar para as consequências das alterações climáticas.

Muitos municípios do país têm marcadas manifestações e ações de voluntariado em defesa do clima.

Alunos e professores poderão trocar as aulas por outras atividades planeadas em dezenas de municípios e participar nas manifestações previstas para o período da tarde. Três sindicatos, entre quais dois do setor da educação (Fenprof e STOP) entregaram pré-avisos de greve.

Já o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas mostrou-se solidário e informou que vai estar presente na mobilização na capital.

Em Lisboa, a concentração está marcada para o Cais do Sodré (às 15h00], de onde os manifestantes desfilarão até ao Rossio.

Em Coimbra, a manifestação realiza-se da Praça D. Dinis para a Câmara Municipal e em Ponta Delgada, o protesto realiza-se nas Portas da Cidade.

Cerca de 30 localidades em Portugal aderiram a uma semana de ação global pelo clima, de Arcos de Valdevez a Lagos, passando por Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Setúbal e Sines.

Mais de quatro milhões de pessoas desfilaram na sexta-feira passada pelo mundo, em milhares de iniciativas, dando sequência a um movimento inspirado pela ativista sueca Greta Thunberg.

Cerca de 170 países organizaram mais de 6.000 eventos através das redes sociais e iniciativas da sociedade civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+