Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Furacão Lorenzo

Açores ativam plano de emergência a partir das 20h00

01 out, 2019 - 01:02 • Lusa

A passagem a oeste da ilha das Flores, esta quarta-feira, deverá ser feita já na categoria 1, a mais baixa da escala Saffir-Simpson.

A+ / A-

O furacão "Lorenzo", atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, "deverá passar com categoria 1" a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores, avança o IPMA.

Segundo o comunicado emitido na noite de segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão, que às 18h00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) se encontrava "a aproximadamente 1.650 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 24 quilómetros por hora", deverá "passar com categoria 1, na quarta-feira (dia 2 de outubro), ligeiramente a oeste das Flores".

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso.

Os seus efeitos deverão ser sentidos em todo o arquipélago, mas com maior intensidade no grupo Ocidental, que compreende as ilhas das Flores e do Corvo.

O IPMA prevê, para o grupo Ocidental, "vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros por hora (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 quilómetros por hora), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros".

Para este grupo, vigora aviso amarelo a partir das 18h00 (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira, que passa a laranja às 21h00, tendo sido emitido aviso vermelho entre as 0h00 e as 12h00 de quarta-feira, referente a vento e agitação marítima.

No grupo Central, prevê-se "vento sudoeste com rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas de sudoeste, passando a oeste, com altura significativa entre nove a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros".

As ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa, deste grupo, estão sob aviso amarelo a partir das 21h00 de terça-feira, passando a laranja a partir das 0h00 de quarta-feira, e a vermelho entre as 3h00 e as 12h00, devido ao vento, e entre as 6h00 e as 15h00, por causa da agitação marítima.

Já para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão é de vento com rajadas da ordem dos 85 quilómetros por hora, com ondulação de oeste, que poderá atingir sete a oito metros. Para estas ilhas, foi emitido aviso amarelo a partir das 9h00 de quarta-feira, que passa a laranja entre as 12h00 e as 18h00, devido à forte ondulação.

O comunicado, assinado pela meteorologista Vanda Costa, ressalva que "existe ainda alguma incerteza relativamente à trajetória exata do furacão" e remete para as 10h00 desta terça-feira uma atualização da informação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+