21 out, 2019 - 11:00 • Redação
Os transportes públicos não estão a conseguir responder ao aumento de passageiros, uma situação que só ficará resolvida em 2021.
A data é avançada à Renascença pelo presidente da Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP).
“Aquilo que posso dizer às pessoas neste momento é que em Lisboa e eventualmente no Porto teremos concursos a ser lançados até ao final deste ano. Nesse concurso vai-se prever um crescimento da rede e um crescimento da oferta, mas isso só acontecerá na prática em 2021”, explica Luís Cabaço Martins.
Este dirigente associativo refere que o “problema foi tomar uma medida sem criar condições na própria infraestrutura”.
“Nós tínhamos uma oferta de autocarros, de metros e de comboios que não tinha grande capacidade de aumentar, não tinha muita flexibilidade por força de várias circunstâncias. Baixou-se o preço, alargou-se o âmbito do passe social, a procura cresceu e os operadores não tiveram capacidade”, remata.
Em abril de 2019, o Governo anunciou uma significativa redução do preço dos passes sociais. A falta de resposta dos transportes públicos afeta, sobretudo, os utilizadores dos transportes públicos das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa.