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​Zero pede avaliação de impacto ambiental para obras no aeroporto de Lisboa

20 nov, 2019 - 01:14 • Lusa

Ambientalistas consideram que a suspensão de voos noturnos durante o período das obras é uma "boa notícia estragada por um erro inadmissível".

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A associação ambientalista Zero entende que as obras para criação de duas saídas rápidas no aeroporto de Lisboa requeriam uma avaliação de impacto ambiental que não ocorreu, mas congratula-se com o encerramento do aeroporto em parte do período noturno.

A ANA - Aeroportos de Portugal anunciou esta terça-feira que começam em janeiro obras para a criação de duas saídas rápidas de pista no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que implica o encerramento da infraestrutura entre as 23h30 e as 5h30 até junho.

Numa reação a este anúncio, a Zero entende tratar-se de uma "boa notícia estragada por um erro inadmissível".

Para os ambientalistas, a indicação do encerramento total do aeroporto naquele período da noite "mostra que é possível ajustar os movimentos e garantir o descanso da população próxima do aeroporto".

Contudo, a Zero alerta que o impedimento de voos durante parte da noite "irá certamente agravar o número de movimentos no restante período, com um agravamento do incómodo" nessas horas "e, tudo indica, sem respeitar os valores-limite legislados".

A Zero tem monitorizado o movimento e o nível de ruído no aeroporto de Lisboa. Segundo o comunicado hoje emitido, nas últimas sete madrugadas, da meia-noite às seis da manhã, o número real de movimentos foi 102, apesar de estarem previstos 74 movimentos, entre partidas e chegadas.

Nas contas dos ambientalistas, os 102 movimentos são 11 acima do total de 91 movimentos semanais permitidos.

A Zero tem defendido um período de descanso noturno de seis horas e o respeito pelos valores-limite de ruído legislados.

Quanto às obras anunciadas pela ANA, os ambientalistas entendem que a construção de saídas rápidas aumenta o número possível de movimentos e requer, por isso, avaliação de impacto ambiental.

"É um ato que não deveria acontecer sem avaliação de impacto ambiental, dado o aumento de movimentos que potencia, com consequências ambientais que deveriam ser devidamente avaliadas", indica a nota da Zero.

Para a associação, a construção de duas saídas rápidas requeria pelo menos um pronunciamento por parte da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a necessidade de um estudo de impacto ambiental.

Comentários
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  • zaico uchiha
    20 nov, 2019 22:59
    Sobre a localização do novo aeroporto não me compete fazer reparos a um homem que supera em muito a minha inteligência mas por muito que interliguemos nunca se chega lá perto. Escrevi sobre os abeiramento dos quintais pois nesse mesmo dia me bateram à porta dois pedintes com uma viola tocando as janeiras ao que respondi já?! Concluindo, uma barrigada de rir lá no inferno da minha atitude, uns míseros trocos que me custaram uma pequena fortuna se estivesse ao menos alerta. mesmo com oração peco a torto e a direito, imagino sem ela. O reino é deste mundo se pedirmos venha a nós o Vosso reino.

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